Guia de turismo: por que este profissional pode ser essencial nas vendas de uma empresa de passeios Por Cecília Bezerra em 8 de março de 2023

Como o guia de turismo pode trabalhar com empresas de passeios e receptivos?

Ao planejar o próximo destino que se pretende viajar, é comum turistas pesquisarem indicações de guias de turismo para ajudá-los a realizar seus passeios.

A expertise deste profissional é valiosa não só para o turista, mas, também, para as empresas de turismo de lazer. 

O guia de turismo já conhece sua clientela e se antecipa ao oferecer exatamente o que aquele turista procura no momento, logo, ao abordá-lo, já recomenda os pacotes oferecidos pelas empresas da região que melhor se adequam ao perfil do turista.  

Portanto, fazer parcerias com guias de turismo podem trazer maior visibilidade para as empresas de passeios turísticos no mercado.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o trabalho de guia de turismo, suas principais áreas de atuação e como este profissional pode agregar valor às empresas de turismo de lazer. 

Vantagens de incluir um guia de turismo durante a viagem

O guia de turismo local ou regional é o mais requisitado durante uma viagem para algum destino específico, principalmente em locais de difícil acesso e que concentra boas opções de atividades de lazer.

É ele quem vai orientar o turista quanto ao que conhecer no local visitado compartilhando informações culturais e históricas que vão enriquecer ainda mais sua experiência.

Além disso, o guia de turismo também costuma recomendar as melhores opções de onde comer e beber pela região visitada, bem como outras atividades interessantes que podem fazer parte do roteiro do viajante.

O que é preciso saber antes de contratar um guia de turismo

Para exercer a profissão de forma regular, o guia deve possuir registro no Cadastur e no Ministério do Turismo, segundo a Lei 8.623/93, ter registro como profissional autônomo na prefeitura local e capacitação comprovada sobre o destino em que vai atuar, ou seja, ter conhecimento sobre aspectos culturais, geográficos e culturais e atendimento ao público.

É o respaldo necessário para evitar que tanto o cliente/turista como a empresa caiam em golpes, o que infelizmente ainda acontece.

Além de atuar de maneira autônoma, uma maneira de o guia de turismo ter maior estabilidade na área é trabalhar em parceria com empresas especializadas no turismo de lazer.

Vejamos no próximo tópico como funciona na prática:

Como o guia de turismo pode trabalhar com empresas de passeios, receptivos e atividades de lazer?

Hoje, as empresas como foco na venda de passeios são o principal meio de trabalho para o guia de turismo. 

Para os turistas que chegam a cidade e vão adquirir algum passeio, seu primeiro contato com determinada empresa desse nicho pode vir do próprio guia durante abordagem já no aeroporto ou na pousada ou hotel em que irá se hospedar.

Nesse primeiro contato, é importante que o guia se apresente formalmente e diga qual ou quais empresas de lazer ele representa.

Ele também deve repassar todas as informações necessárias sobre os passeios, desde o tipo, tempo de duração, preços e formas de pagamento, além dos nomes das empresas que comercializam cada atividade.

Os guias de turismo podem ganhar dinheiro com parcerias comerciais ou por comissão por turista que tenha comprado passeio na empresa indicada.

Apesar da prática ser bastante comum, muitos lojistas sentem dificuldade no dia a dia em saber como administrar os pagamentos via comissão ou parceria, bem como manter a lista de guias parceiros organizada, o que, na maioria das vezes, é feita em planilhas preenchidas manualmente.

Esse modelo, além de não ser nada prático, é suscetível a erros.

O ideal é incluir uma ferramenta moderna e automatizada para otimizar este processo e, assim, ter maior ganho de produtividade para se dedicar a outras atividades igualmente importantes.

O Tourbinou, motor de reservas para empresas do segmento de turismo de lazer, é uma plataforma que vai ajudar o lojista no gerenciamento das vendas via parceiros, além de conferir as vagas disponíveis na data desejada para reservas de maneira rápida.

E como utilizar o Tourbinou na prática para gerenciar as vendas via guia de turismo?

O sistema Tourbinou dispõe de uma área exclusiva para gerenciamento de vendas via parceiros comerciais, como guias de turismo, e afiliados. 

Ao acessá-la, o gestor poderá:

  • Definir o valor de comissão para cada guia
  • Cadastrar os profissionais
  • Conferir a movimentação de venda realizada dos pacotes de passeios adquiridos pelos clientes/turistas que foram encaminhados às empresas de passeios a partir de suas indicações

Além disso, o sistema também fornece um relatório das vendas via parceiros com interface simples e totalmente personalizada para consultar quando necessário.

O Tourbinou concentra outras ferramentas eficientes para o lojista expandir suas vendas no ambiente online, como: 

E muito mais!

Amplie suas vendas e turbine sua marca no mercado de turismo de lazer!

As vendas de passeios em parceria com guias de turismo podem trazer ótimos resultados para a sua empresa, e com o suporte do software para reservas Tourbinou, as operações de venda e divulgação da sua loja online serão feitas de forma ágil e sem burocracia.

Para saber mais sobre o Tourbinou, agende seu horário com nossos especialistas e tenha acesso a uma demonstração completa do sistema sem compromisso através do email contato@turbinou.com ou telefone (84) 98818-7467. A gente te espera!

Voltar