TripAdvisor – o que você precisa saber sobre a plataforma Por Cecília Bezerra em 2 de setembro de 2022

O TripAdvisor é um recurso utilizado por turistas de todo o mundo durante suas pesquisas para a próxima viagem. 

É o principal meio por onde turistas recorrem para conhecer mais sobre aquela pousada, empresa de receptivo, restaurante e passeios que deseja fazer no local que pretende viajar.

Reunimos neste artigo um guia bem prático com o que você precisa saber sobre a plataforma, vantagens de criar o perfil da sua empresa de turismo e como usar o TripAdvisor como canal de venda. Confira!

O que é o TripAdvisor

O TripAdvisor é um site de reputação, ou seja, um espaço onde consumidores de todo o mundo poderão opinar sobre o serviço prestado por uma empresa, elencando os pontos positivos e negativos. 

A plataforma abriga uma comunidade formada por mais de 400 milhões de usuários mensais de todo o mundo para expor suas experiências turísticas e ajudar outros viajantes na hora de preparar o seu roteiro de viagens. 

Avaliação de hotéis, restaurantes, preços de pacotes de viagens, pousadas, voos, passeios turísticos, além de dicas do que fazer em cada lugar são exemplos do que os usuários poderão encontrar na plataforma, que está disponível em 28 idiomas.

O TripAdvisor também pode ser acessado via mobile para dispositivos iOS e Android.

Por que é importante ter a sua empresa no TripAdvisor

  • Melhorar a reputação do seu negócio
  • Maior confiança para o turista em sua jornada de compra
  • Maior visibilidade
  • Oferece ferramentas gratuitas para divulgação
  • Aproximação com os clientes/turistas 
  • Facilidade em saber como os clientes/turistas avaliam seu trabalho
  • É gratuito!

Como cadastrar sua empresa de turismo no TripAdvisor?

  1. Acesse a página TripAdvisor para proprietários e na barra de busca, coloque o nome da sua empresa.
  1. Caso já exista um perfil, é porque o nome da sua loja já foi pesquisado anteriormente pelos usuários. Nesses casos, você pode reivindicar a página como oficial. Para fazer isso, vá em “Solicite o seu perfil” e siga os passos de verificação de identidade (e-mail, nome do estabelecimento e identidade do proprietário). Certifique-se de que você já é membro do TripAdvisor para fazer esse procedimento.
  1. Vai criar uma página? Então clique no link “Crie um perfil agora mesmo”, selecione a modalidade do seu negócio e preencha o perfil com todas as informações pessoais e referentes a sua empresa.
  1. Na descrição do estabelecimento, destaque tudo aquilo que a sua loja/empresa de turismo tem a oferecer para os viajantes. Uma dica interessante é disponibilizar a descrição da sua loja em mais de um idioma para atrair turistas estrangeiros.
  1. Após isso, é hora de escolher quais fotos da sua loja de turismo irão ilustrar o seu perfil. Certifique-se de que as imagens estão em boa qualidade e imprimem cada detalhe do seu estabelecimento.
  1. Revise todos os dados fornecidos para ter certeza que não esqueceu nenhum detalhe importante e marque a caixinha de seleção de texto para confirmar a plataforma que você realmente representa a empresa verificada.
  1. Clique no botão “enviar” para concluir o seu cadastro. Em até cinco dias úteis a TripAdvisor vai entrar em contato com você.

O TripAdvisor pode ser considerado um canal de venda?

Pode e deve!

Por ter uma dinâmica semelhante ao de uma rede social, o TripAdvisor permite que a interação da empresa com os clientes/viajantes aconteça de forma mais informal, pois as avaliações feitas pelos usuários ajudam o empreendedor a entender como criar as melhores estratégias comerciais e de marketing para atrair o seu público-alvo. 

Conhecer os canais de venda, também conhecidos como canais de distribuição, ajudam a entender qual é a melhor forma de atrair atenção do consumidor/turista e, assim, manter um relacionamento consistente entre cliente e empresa.

Além do TripAdvisor, existem diversos outros canais de distribuição que as lojas de turismo podem aderir na sua estratégia comercial, como por exemplo o Instagram, WhatsApp, sites e e-commerce

E para facilitar a maneira de nutrir cada canal e acompanhá-los em tempo real, basta centralizá-los em um sistema automatizado de gerenciamento de operações, de preferência, com recursos voltados para empresas especializadas em turismo.  

O Tourbinou é um motor de reservas exclusivo para empresas de passeios, atrativos e receptivos turísticos. O sistema oferece diversas ferramentas de gestão de negócios, controle de reservas e de pagamento, incluindo um espaço para adicionar os canais de distribuição que a sua loja trabalha. 

O TripAdvisor é uma plataforma relevante para qualquer estratégia de divulgação das empresas de turismo. Portanto, se você é empreendedor, não deixe de conferir com regularidade as avaliações feitas pelos clientes, além de manter o perfil sempre atualizado com o que há de novidades sobre a sua empresa de turismo. 

Como destacamos aqui, conhecer os canais de venda existentes e incluí-los em sua estratégia de marketing e vendas são um recurso cada vez mais indispensável para empresas que almejam crescimento no mercado. 

Para entender mais como funcionam cada um deles, confira este artigo completo sobre os canais de venda mais utilizados no turismo.

Voltar