Cadastur: o guia definitivo com tudo o que você precisa saber sobre este importante documento Por Cecília Bezerra em 3 de maio de 2023

Saiba tudo sobre o Cadastur e como emitir o documento.

Toda e qualquer empresa do segmento turístico precisa estar com a documentação específica em dia para realizar suas operações de forma regular. 

Um destes documentos é o Cadastur, certificado emitido pelo Ministério do Turismo cujo selo é de extrema importância para que os clientes consigam identificar facilmente quais empresas estão devidamente aptas para atuar no setor e possuem credibilidade no mercado.

Neste artigo, reunimos as principais perguntas sobre o Cadastur para você, empresário do turismo, entenda mais sobre o documento, como emiti-lo e as vantagens para o seu negócio, além de dicas de como utilizá-lo na sua estratégia de vendas.

Para que serve o Cadastur?

O Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), é o meio pelo qual o Ministério do Turismo Brasileiro que consiste em validar e fiscalizar as atividades econômicas desenvolvidas no setor do Turismo.

Quem pode ter o Cadastur?

Segundo a Lei n°11.771, criada em 17 de setembro de 2008, o documento é obrigatório para os prestadores de serviços (pessoas físicas e jurídicas) que estejam enquadrados nos segmentos abaixo: 

  • Acampamentos turísticos
  • Agências de turismo
  • Meios de hospedagem
  • Organizadoras de evento
  • Parques temáticos
  • Transportadoras Turísticas
  • Guias de Turismo

O cadastro torna-se opcional para algumas empresas que desenvolvam atividades relacionadas ao turismo, como:

  • Casas de Espetáculo e Equipamentos de Animação Turística
  • Serviços de Infra-estrutura para Eventos
  • Centro de Convenções
  • Locadoras de veículos para turistas
  • Prestadores Especializados em Segmentos turísticos
  • Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares
  • Marinas e Empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à Pesca Desportiva
  • Equipamentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos

Ao se registrar no Cadastur, o empresário terá acesso às estatísticas relativas ao acesso público do sistema, ou seja, as pesquisas feitas na internet pelos consumidores, relatórios e número de empresas cadastradas por atividade e região. 

Quais as vantagens do Cadastur?

O selo Cadastur traz maior segurança para os clientes que desejam adquirir algum serviço oferecido pela loja: antes de tomar sua decisão de compra, o consumidor pode acessar o site oficial Cadastur para saber se a empresa possui tal registro. 

Além disso, o selo permite que a empresa esteja sempre atualizada com as novidades do setor, oferecendo maior credibilidade e visibilidade para a empresa no mercado, ampliando as possibilidades de fechar bons negócios.

Outras vantagens do selo Cadastur para as empresas são oportunidades de qualificação e participação de programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo, acesso ao calendário de eventos importantes para o setor e a financiamento por meio de bancos oficiais, visibilidade no site da Cadastur, participação em licitações e dicas de como construir um bom relacionamento com seus clientes.

Quais documentos são necessários para emitir o Cadastur?

O processo para emissão deste documento é bastante simples e totalmente gratuito. Veja abaixo como fazer:

  • Acesse a página Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e clique em “ENTRAR COM GOV.BR”. Caso ainda não possua cadastro, é só criar sua conta no site do governo federal.
  • Em seguida, você vai encontrar o campo “Cadastrar Prestador” com as opções de atividades disponíveis para cadastro. Selecione a que melhor se adequa a sua empresa, além do CNPJ, para que o sistema busque seus dados na base de dados da Receita Federal. Empresas e profissionais que atuam como MEI também devem adicionar tal informação nesta etapa.
  • Preencha o formulário eletrônico disponibilizado na página com seus dados pessoais e comerciais. Revise todas as informações extraídas pela Receita Federal e adicione informações adicionais nos campos existentes no formulário. Clique no botão “PROSSEGUIR” para que os dados sejam gravados.
  • Na próxima etapa, o solicitante deverá preencher com as informações correspondentes sobre as características dos serviços prestados, seja empresa física ou profissional autônomo. 

Segundo o site oficial, aqueles que atuam com transporte turístico (translado ou agência de viagem) devem, também, adicionar os dados dos veículos e/ou embarcações, como o RENAVAM e o Título de Inscrição da Embarcação Normal (TIE) ou Miúda (TIEM), e inscrição no Tribunal Marítimo. 

Já o Guia de Turismo – MEI, deve informar sua categoria de atuação (Guia Nacional, Regional, Atrativos), e outros dados relevantes sobre sua profissão como o certificado de conclusão em curso técnico em guia de turismo em sua categoria de atuação.

  • Ao concluir todo o preenchimento do formulário, o solicitante deverá ler e aceitar o Termo de Responsabilidade disponibilizado na plataforma. 

O certificado e o selo Cadastur serão disponibilizados em formato digital após análise do órgão estadual de turismo, que pode ser concluída em até cinco dias. É importante lembrar que a empresa cumpra todas as normas exigidas pelo Ministério do Turismo para que o certificado seja validado. 

O certificado pode ser acessado no site oficial Cadastur com o login e senha do solicitante.

Já tenho o certificado: como posso renová-lo?

Esteja atento quanto ao prazo de validade do certificado! Para pessoa jurídica, o Cadastur é válido por até dois anos, enquanto para os guias de turismo, o período se estende até cinco anos.

Para atualizar o cadastro, é preciso:

  • Acessar o site com o login e senha do prestador de serviço
  • Selecionar o ícone da atividade a ser renovada no painel “GERENCIAR ATIVIDADE”
  • Clicar em RENOVAR ATIVIDADE
  • Revise e atualize todos os campos solicitados antes de finalizar o processo
  • Confira e aceite o Termo de Responsabilidade disponibilizado na plataforma
  • Clique em RENOVAR 

A solicitação de renovação do Cadastur deve ser feita a partir de 90 dias antes do término de sua validade. Assim como no cadastro inicial, o novo certificado será disponibilizado somente após avaliação dos órgãos competentes.

Como aplicar o selo Cadastur na estratégia de vendas da sua loja de turismo?

Não é de hoje que o Cadastur é considerado um importante elemento para o Ministério do Turismo para certificar de que as empresas do segmento turístico estejam cumprindo devidamente as normas estabelecidas pela lei nas suas operações, garantindo a integridade e segurança dos consumidores durante as compras.

Quem é empresário do ramo do turismo receptivo e turismo de lazer e continuou até aqui já entendeu a relevância do selo Cadastur para o seu negócio. Mas como utilizá-lo de maneira efetiva ao divulgar seus serviços? 

Selos de qualidade como Cadastur, TripAdvisor e Turismo Responsável proporcionam confiança, profissionalismo e segurança para os turistas, portanto, se você é empresário do setor, não deixe de tê-los no seu negócio.

As empresas que possuem site de vendas ou e-commerces podem adicionar estes certificados no rodapé da página inicial de forma clara para que os clientes consigam identificá-los rapidamente. 

Atividades de lazer, receptivos e atrativos turísticos podem contar com o suporte do motor de reservas Turbinou para desenvolver sua loja virtual de maneira 100% personalizada e ter acesso às ferramentas de marketing específicas para potencializar a comunicação e divulgação dos serviços oferecidos pela empresa, entre elas, a inserção dos selos mais importantes para validação das atividades turísticas de lazer.

Para saber mais sobre tudo que o sistema Turbinou pode oferecer para a sua empresa de turismo de lazer, entre em contato agora pelo nosso email contato@turbinou.com ou WhatsApp (84) 98131-6118  e agende uma demonstração do nosso sistema sem compromisso. Estamos te esperando!

Voltar