Tendências para o Turismo 2024: confira as expectativas para o setor e como preparar sua loja virtual de turismo para atender a demanda Por Cecília Bezerra em 31 de janeiro de 2024

na imagem, vemos uma pessoa com um notebook e um celular em mãos.

O ano de 2024 promete ser grandioso para o turismo no Brasil e, por isso, empresas do setor devem se preparar para receber a alta demanda de viajantes esperada em todo o país. 

Pensando nisso, reunimos abaixo as principais tendências para o turismo 2024 para você, empreendedor, se preparar, e dicas de como as empresas podem adaptar sua estratégia de negócios a partir dessas tendências para melhor atender esse novo perfil de viajante. 

Confira!

05 tendências para o turismo em 2024 para o empreendedor ficar de olho

Viagens com roteiro personalizados

Este é um serviço que vem sendo muito requisitado por turistas que estão organizando a próxima viagem e se sentem meio “perdidos” em meio a tantas opções de atividades e passeios para fazer durante a estadia. 

Para o turista, investir em um roteiro personalizado facilita a escolha de saber exatamente o que fazer na viagem, com a certeza de que a programação sugerida vai atender seus interesses pessoais (compras, lazer, conhecer bons restaurantes, lugares históricos, entre outros), além de estar dentro do seu orçamento.

Empresas especializadas em vendas de passeios e atividades turísticas e agências de viagens também podem se beneficiar deste tipo de serviço e atrair uma boa clientela. 

Uma dica é fazer parcerias comerciais com profissionais do ramo, como guias de turismo e influenciadores de viagem, que podem ajudar o turista a definir o seu roteiro do início ao fim, garantindo momentos inesquecíveis.

Viagens sustentáveis e inclusivas

A preocupação em se hospedar e visitar lugares que possuem políticas sustentáveis e prezam pela inclusão também é uma característica relevante desse novo perfil de turista que está mais consciente quanto à diversidade populacional, o acolhimento de pessoas com algum tipo de deficiência ou diferenças sociais, e do surgimento de tecnologias com foco em promover a preservação do meio ambiente.

Para atrair este tipo de público, as empresas de passeios devem oferecer uma programação diferenciada e inclusiva para atender a turistas com mais de 60 anos e/ou que possuam algum tipo de deficiência física ou intelectual, com todo o conforto e segurança.

Ecoturismo

Ainda no quesito preservação, o ecoturismo é um segmento do turismo que tem conquistado cada vez mais adeptos graças ao desejo crescente de estar mais próximo da natureza e se desconectar da correria do dia a dia. 

Trilhas ecológicas, observação de animais, hospedagens em campings e chalés integrados a áreas de preservação, além da prática de mergulho em alto mar, idas à cachoeiras, ciclismo entre outras atividades turísticas com foco na sustentabilidade ajudam a compor este segmento do turismo, que segue como uma das fortes tendências para o turismo 2024.

Turismo de bem estar, esportes e aventuras

Esse segmento de turismo tem como mote viver experiências que podem trazer algum tipo de impacto na vida daquele turista, tanto no campo mental, espiritual e emocional, como também a despertar o seu desejo de desafiar seus próprios limites.

A necessidade de resgatar a prática de atividades coletivas e retomar a sensação de união e confiança entre as pessoas são características atribuídas a estes segmentos de turismo.

Passeios ao ar livre, acampamentos, prática de esportes radicais e retiros espirituais são exemplos dessas atividades.

Lugares históricos

Embora seja um tipo de turismo já consolidado, explorar novos lugares e culturas tendem a crescer ainda mais em 2024.

City tours, visitação a monumentos e prédios históricos e demais locais que contem a história do povo e cultura local são sempre uma escolha interessante para quem ama viajar. 

Para 2024, a tendência é oferecer atividades turísticas específicas para este perfil de turista que deseja aprender mais sobre a história do lugar sem cair na mesmice.

Para estes tipos de passeios o apoio de um guia de turismo é fundamental para enriquecer ainda mais a experiência da viagem.

Outra tendência para turismo em 2024 e que merece destaque são destinos que oferecem estrutura adequada para acolher famílias, principalmente grupos com crianças e pessoas idosas, além de pessoas que trabalham remotamente. 

Essa flexibilidade de horários permite que este tipo de viajante possa trabalhar em qualquer lugar e, assim, aproveitar aquele tempinho entre uma reunião e outra para curtir alguns momentos de lazer.  

Investir em tecnologia também é um diferencial para as empresas de turismo se destacarem em 2024

A pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, publicada no site da Revista Forbes, diz que cerca de 62% dos consumidores fazem de duas a três compras online por mês, enquanto 85% fazem pelo menos um compra online por mês.  

Já a pesquisa publicada pela revista Exame em janeiro deste ano aponta que o perfil de consumidor atual deseja uma experiência digital eficiente e personalizada, e que atenda aos seus interesses.

Os dados acima reforçam a ideia de que as empresas que possuem e-commerce próprio devem investir em tecnologia de ponta para suprir a crescente demanda de compras online.

Em outras palavras, adotar um serviço de hospedagem de sites que concentre as ferramentas essenciais para manter a loja funcionando corretamente de maneira segura.

Ainda dá tempo de se preparar para receber os turistas da melhor maneira possível!

Para empresas e operadores de turismo com foco em atrativos e passeios turísticos, reunir todas as informações sobre os passeios e demais atividades em único lugar vai facilitar não só a rotina do empreendedor, como também a do turista, que deseja adquirir seu pacote de passeios online em poucos passos.

O sistema Tourbinou é um motor de reservas desenvolvido especialmente para empresas de turismo deste ramo a construírem seu próprio site, desde a escolha do tipo de layout de página, até as formas de pagamento utilizadas pela loja. 

Tudo isso com acesso às principais ferramentas de marketing para ajudar o empreendedor a potencializar a divulgação dos seus serviços em diferentes canais de venda. 

Com o Tourbinou, o empreendedor vai poder:

  • vender qualquer tipo de passeio e atividade turística (passeios aquáticos, atividades de lazer, estadias em campings e chalés, locação de serviço de transfers, entre outros), além de adicionais, como souvenirs e fotos turísticas profissionais nos pacotes turísticos
  • as vendas dos pacotes de passeios podem ser realizadas a qualquer hora do dia no site, com gerenciamento inteligente e proteção garantida das informações bancárias dos clientes.
  • fazer parcerias comerciais com influenciadores, guias de turismo e agências de viagens para divulgar seus passeios para um público segmentado.  
  • criar cupons de desconto especiais por período
  • oferecer pacotes de excursões em data fechada, além da opção de compra de poltrona numerada

Como vimos, as tendências para o turismo 2024 são acessíveis para qualquer perfil de empresa turística. E que tal iniciar 2024 e aproveitar as oportunidades de vendas da alta estação com o Tourbinou?

Para saber mais sobre o nosso sistema, agende seu horário com nossos especialistas e tenha acesso a uma demonstração completa do sistema sem compromisso através do email contato@turbinou.com ou telefone (84) 98818-7467. Esperamos você!

Voltar