Como vender mais por meio de parceiros comerciais? Descubra agora! Por Cecília Bezerra em 3 de abril de 2023

na imagem, vemos a mão de um homem segurando seu celular; ao redor, diversos ícones utilizados na internet, simbolizando o conteudo sobre como vender mais por meio de parceiros comerciais.

Investir em bons parceiros comerciais é extremamente vantajoso para a sobrevivência de qualquer negócio em um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. No setor turístico, as vendas em parcerias já são uma realidade.

No entanto, a falta de conhecimento em saber como estabelecer uma união mais fortalecida entre um ou mais negócios que rendam bons frutos ainda é uma dúvida constante entre os empresários do ramo. 

Pensando nisso, vamos te mostrar neste artigo a importância dos parceiros comerciais para o sucesso da sua empresa e como cultivar essa relação de sucesso. 

Além disso, você também vai saber como essa estratégia pode ser aplicada nos negócios em Turismo e dicas de como divulgar a sua marca de maneira simples e que tragam resultados. Confira!

Afinal, o que é uma parceria comercial?

De forma resumida, a parceria comercial é a união entre duas ou mais empresas, geralmente atuantes do mesmo nicho, em prol de um objetivo comum que traga benefícios para ambas as partes.

No mundo dos negócios, esses benefícios podem ser:

  • Maior visibilidade no mercado
  • Facilidade na aquisição de clientes
  • Crescimento orgânico de empresas menores
  • Destacar a empresa entre a concorrência 
  • Posicionamento de marca
  • Aumentar sua receita

Já para empresas consolidadas no mercado, as parcerias comerciais podem ampliar seu público-alvo e até mesmo facilitar sua inserção em novos nichos existentes no mercado em que atua.

Principais tipos de parceiros comerciais existentes no mercado

Existem diversos tipos de parcerias comerciais. A escolha irá depender do perfil e objetivo do negócio, assim como quais empresas possuem os melhores requisitos para apostar numa possível parceria. Veja abaixo as mais comuns:

  • Revendedores ou representantes comerciais: são pequenas e/ou médias empresas responsáveis pela venda ao consumidor ou cliente final.
  • Afiliados: Empresas e profissionais da área fazem indicações de serviços de outras empresas. O afiliado recebe uma comissão por cada venda realizada.
  • Distribuidores: É a parceria feita entre fabricante e revendedor final. 
  • Influenciadores: O alto índice de engajamento e credibilidade estabelecido pelos influencers e criadores de conteúdo ajudam a ampliar o alcance das empresas no meio digital e para um público mais segmentado.

Para entender se a parceria comercial está sendo benéfica para ambos, é válido realizar a análise periódica dos resultados obtidos. Portanto, não deixe de fazer um bom planejamento de vendas em todo o período definido.

Além disso, ao considerar tal parceria estratégica, a empresa deve optar por aquelas que estão alinhadas com sua visão comercial para que os propósitos estabelecidos sejam, de fato, cumpridos em conjunto.

Como incluir essa estratégia comercial na sua empresa de passeios turísticos?

Muitos empresários do ramo do Turismo tem utilizado as vendas via parcerias comerciais como um meio de atrair mais clientes segmentados e, consequentemente, aumento nas vendas dos pacotes.

No caso das empresas de turismo, independente do serviço ofertado, o público-alvo é, geralmente, o mesmo: pessoas que estão visitando a cidade e procuram algum tipo de lazer. 

Para tornar ainda mais segmentado, podemos dizer que, dentro deste grupo, existem ainda os turistas que estão viajando em família, em casal, durante as férias ou feriados específicos, entre outras características úteis que podem ser trabalhadas com mais afinco no planejamento das melhores estratégias de comunicação e divulgação para atrair os clientes a fecharem com a loja. 

Com o suporte dos afiliados, a diversificação de canais para divulgar o nome e serviços oferecidos pelas duas ou mais empresas torna-se mais ampla, facilitando a busca dos clientes/turistas que desejam realizar alguma atividade turística na cidade.

As parcerias entre empresas de turismo viabilizam a oportunidade de trabalharem para atender a novas demandas de clientes. 

Para isso, é fundamental que ambos analisem o mercado como um todo para entender quais são as dores desse turista, o que ele considera ao comprar determinado pacote de viagens ou de passeios e oferecer um serviço de valor que impacte positivamente sua experiência enquanto cliente.

Tourbinou: o sistema ideal para gerenciar as parcerias comerciais da sua loja de passeios!

O Tourbinou, software de reservas para empresas de passeios e receptivos turísticos, conta com a funcionalidade Programa de Afiliados, onde o lojista poderá organizar de forma prática as parcerias comerciais que utiliza na sua estratégia de vendas, como influenciadores, e Canal de Parceiros, que são as vendas realizadas via agências de viagens e guias de turismo, onde o parceiro recebe uma comissão por cada venda feita.

Esses recursos facilitam o trabalho do lojista no gerenciamento das comissões, bonificações, pagamentos e reservas realizadas via parcerias, além de expandir suas vendas para maior público.

Veja abaixo exemplos de como divulgar sua loja de passeios por meio de parcerias comerciais utilizando o Tourbinou:

  • Permita que um parceiro comercial realize uma venda para sua empresa através de um painel exclusivo e integrado com o calendário de disponibilidade de reservas. 
  • Você também pode criar QR Codes para cada parceiro comercial e integrá-lo ao folder da sua empresa com o link do afiliado para distribuí-lo na recepção de uma pousada, por exemplo. 
  • Coloque o banner do seu passeio principal no site, blog ou portal de uma empresa parceira e permita o ganho de comissão por venda concretizada através da divulgação do parceiro.
  • Estimule que o seu afiliado divulgue o seu link individual nas redes sociais.

Além dessas, o Tourbinou oferece outras ferramentas úteis de tecnologia e marketing para o empreendedor que deseja investir em uma loja virtual própria 100% personalizada e potencializar seu alcance na internet.

O sistema também permite um gerenciamento em tempo real das reservas feitas na loja, além de uma área voltada para cadastro de passeios e histórico de pedidos.

Como vimos, as parcerias comerciais são uma excelente estratégia para empresas que desejam conquistar mais espaço no mercado em que atua, se destacar frente à concorrência e fazer bons negócios.

E com conhecimento e ferramentas adequadas, é um investimento que, com certeza, vai trazer ótimos resultados para sua loja.

Agora que você já entendeu como funcionam as parcerias comerciais e seus benefícios para o sucesso dos negócios e como o Tourbinou pode ser a ferramenta ideal para potencializar suas vendas, que tal conhecer mais sobre o sistema e entender na prática como ele funciona? 

Se você ficou interessado e deseja adquirir o Tourbinou para a sua empresa, entre em contato agora pelo nosso email contato@turbinou.com ou telefone (84) 98818 7467 e agende uma demonstração do nosso sistema sem compromisso.

Voltar