Inteligência Artificial no turismo – entenda os impactos da tecnologia e como adotá-la na sua loja de passeios  Por Cecília Bezerra em 27 de março de 2024

na imagenm, vemos a mão de uma pessoa e a mão de um robô, fazendo alusão a IA no turismo.

O futuro do turismo está estreitamente ligado à tecnologia. E, naturalmente, não dá para pensar nesse futuro sem a inclusão da Inteligência Artificial. 

Em breve, estas ferramentas serão essenciais para a sobrevivência dos negócios e a satisfação dos turistas. 

Afinal, a IA surge como elemento relevante para a otimização das operações comuns às empresas deste nicho, principalmente aquelas que ainda não vendem parcial ou totalmente online.

Vamos mostrar neste artigo como a aplicação da IA no turismo já está remodelando o mercado como um todo, os principais benefícios para o ecossistema no futuro e as oportunidades que essa tecnologia vai trazer para as empresas.

Por que é necessário pensar na IA no turismo de maneira tão urgente?

A resposta para essa pergunta é simples: a inclusão da IA em sua totalidade vai impactar o modo como os turistas irão planejar e consumir suas próximas viagens, além de provocar mudanças na gestão e processos das empresas de turismo, que vão precisar se adaptar a este novo cenário se quiserem manter-se relevantes.

Hoje, a IA já está em uso constante, como observamos nas dezenas de ferramentas de automação disponíveis, criadas para trazer melhorias em operações com pouca ou nenhuma interferência humana, sobretudo as mais complexas ou que exigem maior tempo para sua conclusão.

Pensando mais à frente, a adoção da tecnologia da IA no turismo visa promover a melhoria e/ou eliminação de situações corriqueiras que atrapalham o crescimento dos negócios.

Leia também:

A redução de custos, ganho de produtividade, operações mais ágeis e maior vantagem competitiva no mercado são alguns exemplos de como a IA no turismo pode ser aplicada com eficiência.

Turismo digital

O Turismo Digital é uma perspectiva interessante para o futuro do turismo e, consequentemente, para a tecnologia de IA no turismo.

O termo consiste em fazer o turista explorar digitalmente determinado destino antes mesmo de comprar seus passeios, de modo que visualize todos os detalhes das atividades e do local antes de tomar sua decisão.

A realidade virtual é um exemplo prático de como o turismo digital pode ser adotado pelas empresas de passeios. 

Para maior eficiência, o ambiente virtual deve oferecer ao turista/cliente a sensação mais perto possível de interação com o  local, como se estivesse presencialmente.

Investir em detalhes suficientes capazes de tornar a experiência virtual mais elaborada e rica, devem ser incluídas na estratégia de marketing de uma empresa de passeios.

Portanto, é uma maneira inteligente de atrair o turista para conhecer mais sobre aquele destino pretendido, tendo uma pequena amostra do passeio que deseja adquirir.

Confira também:

Como a IA no turismo pode ser eficiente?

Como falamos no tópico anterior, economia de tempo e maior agilidade nos processos de compra e atendimento são os principais motivadores para a inclusão da IA nas empresas de turismo.

Tudo com o objetivo de tornar as operações mais ágeis a qualquer hora do dia.

No caso das empresas que ofertam venda de pacotes de passeios e atividades turísticas, a inclusão da IA permite ao lojista se antecipar quanto à falta no estoque.

Isso significa dizer que o sistema vai “bloquear” a compra de novos passeio.

Outra utilidade da IA no turismo está no monitoramento da viagem em tempo real e na previsão de demanda por cada passeio, a fim de melhor gerenciar as compras e operações relacionadas em campanhas e datas específicas.

Acompanhe abaixo outros tipos de aplicação da IA no turismo e seus diferenciais.

06 exemplos de aplicação de ferramentas de IA no Turismo para você conhecer

ChatBOTs

Os ChatBOTs são assistentes virtuais à disposição do cliente a qualquer momento, programado para sanar as principais dúvidas relacionados a sua compra ou a atividade em si. 

Você também pode incluir os chatbots para o envio de mensagens automáticas com novidades e promoções nos canais de WhatsApp e Instagram, criando uma rede de comunicação fácil com novos e antigos clientes.

Análise e processamento de dados

Outra aplicação bastante útil da IA no turismo está na coleta, armazenamento e interpretação de dados, visando a solução de problemas comuns na rotina de vendas, como jornada de compra.

Ao aplicá-la, a compra do cliente torna-se mais rápida.

Ainda na etapa de compra, outra utilidade da IA está em oferecer a ele somente aquilo que lhe interessa de acordo com seu perfil de consumo.

Análise das mídias sociais

Todo o conteúdo publicado nas redes sociais da loja, bem como seu desempenho e métricas de engajamento, também poderão ser gerenciados por uma IA exclusiva.

A tecnologia simplifica a entrega de resultados e ajuda o empreendedor a entender melhor sobre a imagem da empresa na internet.

Além disso, destaca as possíveis melhorias a serem incluídas com o objetivo de refinar a mensagem transmitida.

Assistência por voz

Os assistentes por voz, como Alexa, Siri e Google Now, são amplamente utilizados por milhões de clientes mundo afora graças à facilidade de comunicação e rapidez no envio e recebimento de resultados. 

Já existem empresas que estão adotando assistentes de voz personalizados voltado exclusivamente para interagir com os clientes da empresa, oferecendo a eles as melhores resoluções sobre seu problema. 

Reconhecimento facial

A fim de melhorar a segurança da sua empresa e conferindo maior proteção à integridade do cliente, o reconhecimento facial é uma prática interessante a ser considerada em uma loja de turismo. 

Além de facilitar o embarque e desembarque dos turistas, o reconhecimento facial agiliza a identificação de cada cliente por meio de cruzamento de dados, aumentando a segurança no translado dos turistas. 

Personalização

Uma das tendências do turismo está na personalização de roteiros de viagem para o cliente, podendo ser oferecido até mesmo como um serviço adicional ao adquirir seu pacote.

Como citamos no tópico sobre a análise de dados do cliente, as suas preferências pessoais são, também, armazenadas, podendo ser consultadas no processo de personalização de ofertas. 

Desse modo, as chances do cliente se interessar em conhecer melhor sobre tal pacote ou roteiro ofertada pela loja, aumentam ainda mais.

Este tipo de oferta também pode ser trabalhada como um diferencial.

É uma forma de mostrar ao turista/cliente que a empresa se preocupa em oferecer a melhor experiência possível de consumo.

IA no turismo: o futuro da sua loja é agora!

Como vimos, a IA no turismo vai impactar não só a experiência do cliente, mas, também, a gestão da loja como um todo.

Por ser um cenário em constante evolução, é natural que muito em breve a concorrência seja ainda mais acirrada no turismo.

Logo, o investimento em tecnologia de ponta para suprir a alta demanda esperada precisa ser pensado o quanto antes.

E não precisa de um grande sistema e algoritmo robusto para ser incluído na sua empresa de imediato.

Uma plataforma que reúna ferramentas de automação eficientes que vão melhorar as operações mais simples da loja já é uma realidade acessível para o empreendedor.

Como é o exemplo do motor de reservas Tourbinou.

O Tourbinou concentra as ferramentas de tecnologia e automação adequadas para empresas de turismo de lazer.

Ajudar o lojista a modernizar todas as áreas do seu negócio e expandir as vendas de passeios e sua divulgação no meio digital é o nosso foco.

Saiba mais sobre como o Tourbinou pode ser aplicada na sua loja de turismo através do telefone (84) 98818 7467.

Você também pode clicar aqui e preencher o formulário disponibilizado no site e agendar uma demonstração do nosso sistema.

Voltar