Canais de Venda: saiba como utilizá-los na sua estratégia comercial

em 9 de agosto de 2022

Canais de Venda: saiba como utilizá-los na sua estratégia comercial

Uma das formas mais simples para uma empresa de turismo se destacar no mercado é estar sempre à disposição do consumidor, seja para comprar, conhecer mais sobre determinado produto ou serviço ou tirar suas dúvidas.

Para quem tem um negócio próprio, conhecer os canais de venda existentes é indispensável. Dessa forma, torna-se mais fácil de entender qual estratégia utilizar para cada canal e, assim, garantir bom retorno comercial. 

Se você está pensando em como melhorar os processos de atração e vendas da sua loja de turismo e tem dúvidas sobre como habilitar os canais de vendas ideias, você veio ao lugar certo!

Continue a leitura e saiba mais sobre os canais de venda mais comuns, como funcionam e como aplicá-los de forma eficaz nas suas próximas ações comerciais.

O que são canais de venda?

Canais de venda, também conhecidos como canais de distribuição, são os meios utilizados para divulgar as soluções e ofertas de uma empresa, além de ser o espaço por onde os clientes podem entrar em contato para se informar ou tirar dúvidas.

Apesar de existir uma ampla variedade de canais, ao definir aqueles que serão incluídos na sua estratégia, é importante levar em consideração os meios mais adequados de acordo com o perfil de cada cliente/turista.

Os perfis de consumo e relacionamento podem variar, portanto, a estratégia de comunicação utilizada em um meio pode não funcionar para outro canal de venda escolhido, ok? 

Principais canais de venda para você conhecer

Para impulsionar as vendas e atender todos os perfis de consumidor, hoje, o mais recomendado é que as empresas estejam presentes nos dois meios, integrando as lojas físicas a um e-commerce próprio, ou seja, oferecer uma experiência omnichannel.

E conhecer os canais de distribuição existentes e mais utilizados no turismo ajudam a entender qual é a melhor forma de atrair atenção do consumidor/turista e, assim, manter um relacionamento consistente entre cliente e empresa.

Confira abaixo alguns exemplos de canais de venda em cada categoria:

Canais online

  • Redes sociais
  • Sites
  • E-commerce
  • Email marketing
  • Programa de afiliados
  • Google Meu Negócio

Canais offline

  • Lojas físicas
  • Ponto de venda
  • Panfletos
  • Quiosques
  • Centros de informações turísticas

Redes sociais

As redes sociais são atualmente o principal meio pelo qual o consumidor faz o primeiro contato com a empresa. Instagram, Facebook, WhatsApp e TripAdvisor são quatro exemplos de canais em que as empresas devem incluir em suas ações de venda e marketing. 

Através deles, a empresa vai poder interagir com o cliente de forma mais informal e direta, bem como divulgar promoções e novidades e conferir o feedback de clientes.  

Sites

Independente do segmento, qualquer empresa precisa ter sua própria página na internet. O site funciona como uma vitrine do seu negócio e, assim como as redes sociais, é através dele que muitos usuários vão ter o primeiro contato com o seu serviço. 

Invista em um site otimizado e de fácil entendimento, além de conter todas as informações importantes sobre a empresa e serviços oferecidos.

E-commerce

Os e-commerces são sites onde são comercializados produtos e serviços de uma empresa. O consumidor passa por todas as etapas de venda sem a interferência de terceiros, ou seja, ele escolhe o produto, põe no carrinho de compras, informa seus dados de pagamento e finaliza a transação.

Veja mais: 8 vantagens de investir em um e-commerce para a sua loja de turismo

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma maneira eficiente de divulgar promoções e serviços, catálogo e descontos exclusivos para uma lista selecionada da sua base de leads, aqueles clientes com grande potencial de compra. 

Cada e-mail deve conter estrutura personalizada e segmentada de acordo com etapa da jornada de compra em que está cada perfil e com algum atrativo para que o lead tenha interesse em conhecer mais sobre o serviço. 

Programa de afiliados

Os afiliados são as vendas realizadas por meio de parcerias com terceiros, como influenciadores e empresas do mesmo segmento para alcançar outros clientes com grande potencial de compra. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do buscador Google onde são disponibilizadas informações gerais sobre a empresa, como endereço, telefone e horário de funcionamento, bem como imagens e avaliações de usuários. 

A ferramenta permite ainda que a empresa validada seja facilmente encontrada no Google Maps, o que ajuda a estar entre os principais resultados obtidos pelo usuário durante suas pesquisas.

Os canais offline são os meios tradicionais de comunicação, alguns com abordagem presencial de clientes para conquistar boas vendas. É um meio que segue sendo a primeira opção para quem está indo às compras devido a possibilidade de testar o produto e serviço antes de comprar.

Os formatos citados podem ser classificados como canais de distribuição direta e indireta.

Os canais diretos são quando a própria empresa é quem realiza toda a venda diretamente com o cliente final, sem a interferência de terceiros.

Já os canais indiretos são as vendas feitas através de meios intermediários. Na prática, as lojas de passeios turísticos podem vender seus pacotes através de agências de viagem e operadoras de turismo, dois exemplos de canais indiretos.

Dicas de como aproveitar os melhores canais de venda para o seu negócio!

Escolha o canal que melhor se adequa ao seu público alvo e segmento 

A escolha dos canais de distribuição mais adequados para o seu negócio devem considerar o seu público-alvo, entender quais canais ele está presente e o seu perfil de consumo, além do segmento em que a empresa atua.

Saiba quem é o seu público

Como citamos ao longo do texto, saber para quem vender é fundamental para elaborar as estratégias de vendas mais eficazes. É uma etapa importante para quem deseja se destacar no mercado, pois mostra que você está atento às mudanças no comportamento do consumidor.

Descreva as informações sobre o seu produto ou serviço

A grande maioria das pessoas pesquisa bastante antes de realizar uma compra, principalmente no meio online.

Independente do canal de venda escolhido, certifique-se de que todas as informações mais importantes sobre os seus produtos e serviços estejam à disposição do cliente de forma clara e objetiva.

Como vimos, os canais de venda, quando bem escolhidos e trabalhados, são um grande aliado numa ação comercial de uma empresa. 

Se você possui alguma loja de turismo e achou este conteúdo interessante, confira este post sobre como ampliar os canais de venda da sua empresa através de um motor de reservas para lojas de turismo