07 formas de aumentar o ticket médio de vendas da sua loja de passeios Por Cecília Bezerra em 5 de maio de 2023

Saiba como aumentar o ticket médio de vendas da loja de passeios.

Empreendedores do segmento do turismo tem aproveitado o bom momento vivido pelo setor para explorar as inúmeras possibilidades do seu negócio com o objetivo de expandir suas vendas e conquistar um bom espaço no mercado. 

Entre as estratégias mais indicadas, está a mensuração do ticket médio para avaliar a performance de vendas realizadas pela loja por algum período específico. 

Você já tinha ouvido falar nesse termo? Se sim, o que você, empreendedor, tem feito para que essa métrica alcance resultados positivos para o seu negócio? 

Reunimos neste conteúdo dicas de como aumentar o ticket médio de vendas, a importância de acompanhar este indicador e como aplicá-los nas estratégias de vendas para as lojas de passeios e receptivos turísticos.

Por que o ticket médio é um importante indicador para empresas?

O ticket médio é a métrica pela qual é possível mensurar o valor médio gasto pelos clientes ao comprar em uma loja física ou virtual. Os valores podem variar de acordo com os produtos e serviços comercializados e o nicho em que a empresa atua.

Este indicador também permite identificar se a empresa está obtendo um bom retorno sobre o investimento (ROI), elemento extremamente valioso para o andamento dos negócios. 

Além disso, o ticket médio fornece informações importantes para o empreendedor desenvolver as melhores estratégias comerciais e planejamento de vendas com foco em otimizar resultados. Para isso, basta usar a fórmula abaixo:

FATURAMENTO TOTAL ÷ NÚMERO DE PEDIDOS = TICKET MÉDIO 

O ticket médio também é utilizado para representar o comportamento do cliente com a marca a partir do perfil de público pretendido (seus desejos, quanto está disposto a gastar, seu comportamento, etc) e seu grau de satisfação ao adquirir cada serviço.

No segmento do turismo de lazer, o ticket médio pode contribuir e muito para uma experiência de compra e turística positiva para os clientes. Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Como aumentar o ticket médio de vendas por meio de estratégias de divulgação

Pacotes promocionais por período

Para aqueles que ainda não sabem muito bem como aumentar o ticket médio de vendas da sua loja de passeios, uma boa dica é a de investir em pacotes de passeios com valores promocionais em períodos específicos, como datas comemorativas. 

2023 será um ano positivo para o turismo devido a grande quantidade de feriados, logo, empresários do setor podem aproveitar o momento para vender mais e com preços atrativos nas datas em que há maior demanda, como feriados prolongados, férias e na alta temporada.

Ação com influenciadores

Os influenciadores digitais são a principal aposta para empresas que desejam ter seu nome divulgado para maior número de pessoas e conquistar seu espaço no mercado. 

Existem dezenas de influencers que produzem conteúdo sobre turismo com engajamento atrativo, portanto, não hesite em convidá-los para possíveis ações comerciais da sua loja de passeios.

Parcerias comerciais 

As empresas de turismo de lazer podem investir em parcerias comerciais com guias de turismo, operadoras, pousadas, agências de viagens e blogs especializados para potencializar seu nome no mercado e atrair clientes segmentados.

Cupons de desconto 

Não há dúvidas de que os cupons de desconto são uma ótima forma de estimular os clientes a ir às compras.

As empresas que desejam turbinar seu ticket médio de vendas podem criar cupons de desconto com data de validade e percentual totalmente personalizado para uso exclusivo em ações promocionais pontuais. 

Para atrair a atenção dos clientes ao navegarem no site da loja, a dica é sinalizar a promoção de maneira estratégica na página, como em banners e pop-ups.

Você também pode divulgar os cupons de desconto para sua base de clientes através de email marketing ou mensagem via WhatsApp.

Como aumentar o ticket médio de vendas por meio de produtos e serviços turísticos

A oferta de produtos e serviços turísticos é bastante positiva para as empresas do setor, pois fortalece os valores atribuídos ao cuidado e atenção com seus clientes tornando sua experiência ainda mais completa, gerando marketing positivo para os negócios.

Para garantir a integridade da loja e segurança do cliente, ao disponibilizar tais produtos ou serviços, é importante sinalizar de maneira clara que são itens opcionais ao pacote adquirido, ok?

Confira abaixo algumas opções que podem ser trabalhadas na sua loja:

Acessórios específicos para o passeio

Empresas que oferecem passeios de barco e mergulho em alto mar podem incluir nos pacotes acessórios voltados para a prática de atividades aquáticas, como óculos, snorkel, trajes de mergulho, coletes, entre outros. 

Lembranças de viagem 

As famosas “lembrancinhas” sempre fazem bastante sucesso entre turistas.

Há uma imensa variedade de produtos que as empresas de turismo de lazer podem investir para oferecer aos seus clientes já no ato da compra ou como brinde.

Imãs de geladeira, itens de decoração, squeezes, chaveiros, além de produtos para uso durante o próprio passeio, como kits de higienização (máscara + álcool em gel), bonés, camisetas, chapéus, ecobags personalizados são ótimos exemplos.

Fotografia profissional

Eternizar momentos especiais da viagem é algo obrigatório para qualquer turista, não é mesmo? A oferta de fotografia turística nos pacotes de passeios é um diferencial e tanto para os clientes que desejam garantir seus registros com qualidade profissional. 

Além de boas imagens, com o suporte de um fotógrafo credenciado, os turistas terão maior facilidade na hora de escolher suas poses de forma a transmitir o real sentimento vivido naquela viagem.

Como organizar as estratégias de divulgação, produtos e serviços oferecidos pela sua loja?

Como mostramos acima, são diversas as opções de como aumentar o ticket médio de vendas para empresas de turismo.

Para que o empreendedor consiga ter maior entendimento do alcance de cada ação trabalhada, o uso de ferramentas de gestão são fundamentais.

Nas lojas virtuais, esse gerenciamento é feito em tempo real por meio de relatórios e gráficos completos onde o lojista pode acompanhar quais modelos estão sendo mais rentáveis para a empresa, quais tiveram maior adesão e os que não atingiram o objetivo desejado. 

A partir dessas avaliações, a equipe comercial e de marketing da loja poderá identificar o que pode ser melhorado antes de colocá-lo em prática. 

O investimento em e-commerces de turismo abre um leque de oportunidades para os empreendedores do setor: a possibilidade de ampliar os canais de vendas e segmentar clientes.

Quer aumentar o ticket médio de vendas da sua loja online de passeios? Com o Tourbinou você pode! 

O motor de reservas Tourbinou é uma ferramenta desenvolvida especialmente para empresas de turismo de lazer, entre elas, receptivos e passeios turísticos.

São dezenas de recursos exclusivos que vão ajudar o empreendedor em todas as etapas da gestão, divulgação, comunicação, atendimento e vendas da sua loja.

Ao implantar o sistema Tourbinou, o usuário terá acesso a uma área dedicada ao gerenciamento de vendas realizadas por afiliados e parceiros, além do valor das comissões com total controle e segurança. 

Já na área de cadastro dos passeios, inclua os produtos e serviços adicionais relativos a cada atividade para que os clientes possam visualizá-los na etapa de pagamento e escolher se desejam ou não incluí-lo em seu carrinho de compras.

Agora que você tirou suas dúvidas de como aumentar o ticket médio de vendas da sua loja, o próximo passo é colocá-las em prática na sua estratégia de vendas. 

O Tourbinou é a solução ideal para te ajudar nisso. Agende sua demonstração com um dos nossos consultores através deste link e turbine suas vendas em 2023!

Voltar