Fotografia turística: entenda como essa tendência vem mudando o mercado de passeios turísticos Por Cecília Bezerra em 30 de agosto de 2022

na imagem, vemos um exemplo de fotografia turística subaquática.

A expectativa que antecede uma viagem é sempre especial, não é? Conhecer um novo lugar, provar novos pratos, ver lindas paisagens até então conhecidas somente através da tela do celular… 

Durante a viagem, a fotografia também exerce papel importante na experiência do turista. Mesmo que os seus olhos registrem cada detalhe, o desejo de eternizar tais memórias através de fotos físicas ou digitais é a forma mais comum utilizadas pelas pessoas para lembrar sempre que possível de momentos especiais. 

Do ponto de vista econômico, a fotografia turística influencia diretamente no poder de compra do cliente ao escolher qual passeio fazer. E para garantir que suas fotos também sejam encantadoras, o serviço de foto profissional em viagens tem sido cada vez mais requisitado pelos turistas.  

Neste post, vamos falar sobre como a fotografia turística tem sido cada vez mais importante para as empresas do setor e as vantagens tanto para as empresas como para os clientes ao aderir ao serviço. 

.

Como a fotografia turística pode contribuir para uma boa experiência do turista?

A fotografia exerce um poder muito forte sobre o nosso imaginário. De sonhar em conhecer determinado país, viver tal experiência até rememorar um dia vivido, que estará marcado para sempre graças aquela foto que foi tirada.

Como já mencionamos anteriormente, a fotografia influencia diretamente na nossa decisão de compra. Uma foto tirada de um grupo de pessoas sorrindo fazendo um passeio de buggy nas dunas no litoral nordestino, por exemplo, pode aguçar ainda mais o desejo de quem está pensando em fazer um passeio como esse.

Sendo assim, podemos dizer que promover experiências positivas é um dos elementos mais importantes para as empresas de turismo, e a fotografia tem papel fundamental neste quesito.

Muitas empresas de turismo vem oferecendo em seus pacotes a possibilidade do turista contratar a fotografia profissional para registrar suas viagens.

Além de fotos em melhor qualidade e bem editadas, há o suporte do fotógrafo em ajudar os turistas a diversificarem nas poses de forma a melhor transmitir a alegria e felicidade genuína do turista naquele instante.

.

Como a fotografia turística pode atuar no mercado?

Para as empresas de passeios, a fotografia turística profissional é uma forma interessante de capitalizar em cima do próprio negócio, pois os registros fotográficos feitos nos pontos turísticos facilitam a pesquisa dos viajantes em saber quais lugares visitar, sobretudo se aquele passeio for realizado pela sua empresa.

Essas imagens também podem ser utilizadas nas ações de marketing realizadas pelas empresas turísticas para promoção e consumo dos pacotes turísticos comercializados pela loja de passeios.

Pontos turísticos, paisagens naturais, fotografia subaquática, passeios de barco… são inúmeras possibilidades. Quanto mais bem trabalhada for a imagem, maiores serão os sentimentos despertados pelo viajante ao visualizar as imagens.

.

Quais as vantagens de ter um fotógrafo profissional em uma loja de passeios?

Uma boa foto que consiga imprimir exatamente cada detalhe do lugar registrado e que chame a atenção do cliente para que ele compre o pacote de passeios para visitar aquele lugar e viver a mesma experiência retratada na imagem: esse é o perfeito resumo do quão vantajoso é para a loja de passeios turísticos contratar um fotógrafo profissional na sua equipe.

O fotógrafo profissional conhece todas as práticas para uma boa foto, portanto, os turistas que comprarem seu passeio com a fotografia profissional inclusa, tem a garantia de que suas fotos terão o tratamento correto, desde a sugestão dos melhores ângulos até as correções de imagem necessárias ao receber o álbum completo.

O fotógrafo também está sempre atento aos detalhes ao redor da pessoa fotografada e que podem ou não prejudicar o resultado da foto, como árvores, pessoas ao fundo e uso de acessórios como óculos e chapéu. Caso a foto fosse tirada por alguém sem tanta habilidade, esses detalhes poderiam passar despercebidos.

Por fim, mas não menos importante, um elemento fundamental para uma boa fotografia: a paciência. 

Em viagens em grupo, as chances de acontecer alguma discussão ou demora na hora de saber qual pose fazer ou quem vai tirar a foto podem ser evitados com o suporte de um fotógrafo profissional.

Além do conhecimento prático de jogo de luz e sombra e sugestões de como fazer aquela foto, o seu equipamento já está configurado para fazer os registros, agilizando ainda mais o processo.

Leia também: Saiba como utilizar os principais canais de venda sua estratégia comercial

.

Principais vantagens para o turista ao contratar a fotografia turística profissional

Mesmo que o viajante faça ele mesmo o registro da sua viagem com seu celular, caso o destino tenha sido escolhido por um motivo específico, como por exemplo, viagem em família que já vinha sendo planejado há bastante tempo, lua de mel ou presente de aniversário, adquirir um pacote de fotos profissionais traz maior segurança ao turista de que suas fotos terão o resultado esperado reduzindo o risco de não aproveitar a viagem como deseja.

Veja abaixo outras vantagens para o turista ao adquirir o serviço de fotografia turística profissional na sua viagem:

  • Comodidade para o turista que não precisa depender sempre de uma outra pessoa para fazer suas fotos
  • Menor risco de sofrer acidentes com o celular ou máquinas fotográficas próprias, principalmente em passeios em alto mar
  • Facilidade em ter acesso a recursos profissionais
  • Boa qualidade das imagens
  • Fotos em versão digital para que possam ser imprimidas posteriormente
  • Mais tempo para aproveitar o passeio

A fotografia turística profissional é um diferencial para o turista na hora de contratar o seu passeio, portanto, se você é empresário do setor, é uma área que vale muito a pena investir e incluir nos seus negócios.

A fotografia por si só é uma ferramenta imbatível em qualquer estratégia de marketing. No entanto, é preciso ter cautela na hora de escolher as melhores imagens que imprimam, de fato, todos os detalhes que aquele produto ou serviço oferecem e atendam as expectativas dos clientes mais exigentes.

E como falamos nesse texto sobre a possibilidade da loja de turismo vender o serviço de fotos profissionais em seus pacotes turísticos, todo o processo de compra e venda pode ser facilitado graças ao e-commerce. 

Um e-commerce de turismo é uma estratégia eficiente para sua ação de vendas e divulgação, além de ser um diferencial no mercado, facilitando a vida do seu cliente na hora de comprar seus pacotes de passeios.

Para saber mais sobre como criar um e-commerce para a sua loja de turismo, confira no blog um artigo completo sobre o assunto.

Voltar