Entre recebidos, dicas compartilhadas e “publis”, os influenciadores conquistaram seu lugar cativo na economia mundial.
Não é à toa que vemos uma enorme quantidade de criadores e influenciadores colaborando com grandes marcas, seja como embaixadores ou como promotores de produtos e serviços para seus milhares de seguidores.
Por isso, o Marketing de Influência promete ser uma tendência que vai se estender por muitos anos, e as empresas de turismo podem e devem aproveitar o grande potencial desses personagens para impulsionar suas vendas e expandir sua marca.
Reunimos neste artigo algumas informações sobre como aplicar o marketing de influência na área de turismo e potencializar a sua loja no mercado.
Você também vai conferir como esse investimento pode trazer ótimos benefícios para quem deseja expandir seu negócio.
Boa leitura!
Marketing de Influência é um segmento do marketing que consiste em utilizar pessoas que exercem alguma ação sobre um grupo de pessoas no meio digital e são contratados pelas empresas para promover produtos e serviços em suas próprias plataformas, de modo a atrair a atenção dos seus seguidores para o seu consumo.
Existem diversos fatores relevantes a se considerar no processo de seleção do influenciador que vai trabalhar com uma marca. Confira abaixo quais são eles:
Vamos nos atentar para este último tópico. Afinal, o que é melhor: mais seguidores e menor entrega ou maior entrega para uma menor quantidade de seguidores?
No mundo do marketing de influência, o número de seguidores é bastante representativo, servindo, inclusive, para categorizá-los de forma adequada dentro do mercado, como podemos ver logo abaixo:
Sendo assim, para empresas de médio e pequeno porte, os nano e micro influenciadores são os mais indicados para trabalhar graças ao alto índice de engajamento e público-alvo bem definido, dois itens extremamente positivos para campanhas.
Isso acontece porque a métrica de engajamento de um perfil torna-se bem mais interessante de analisar do que a mera quantidade de seguidores.
Quem é usuário assíduo das redes sociais sabe que o algoritmo destas plataformas atuam de maneira complexa e, na grande maioria das vezes, não entrega o conteúdo publicado para toda a rede.
Ao escolher o nano e micro influenciador, aquele produto e serviço indicado passa a ser considerado mais acessível para o público. Além disso, é um meio excelente para divulgar a empresa de maneira mais efetiva.
Existe um certo fascínio quando falamos sobre os influenciadores.
Afinal, o que explica esse desejo em saber mais sobre a vida de quem não conhecemos pessoalmente, mas acompanhamos online diariamente cada registro da sua vida?
O Digital Influencer é frequentemente percebido como figura de desejo “inalcançável e glamouroso”.
Isso gera uma ilusão de proximidade, pois aquela rotina aparentemente maravilhosa que compartilham nas redes sociais, desperta no público uma vontade crescente de também fazer parte daquele universo.
É a sensação de que os conhecemos muito bem, a ponto de desenvolver certa afinidade que vai além da mera observação pela tela do celular– passamos a desejar o que eles tem e a querer viver sua realidade.
Para as marcas, esse fenômeno surge como oportunidade de negócio: transformar a comunicação com o cliente final.
Portanto, ao usar influenciadores que trazem a combinação de glamour e acessibilidade na medida certa, as empresas podem criar uma conexão mais profunda e autêntica com seu público e, assim, aumentar sua taxa de consumo.
Comparado a outras formas de mídia, o investimento em influenciadores pode ser mais econômico, especialmente com nano e micro influenciadores.
Eles mesmos cuidam das demandas comuns desse tipo de trabalho (roteirização, captação, criação do conteúdo, edição, finalização e publicação), baseados no briefing recebido, tornando-se uma alternativa mais barata e com maior chance de retorno.
A maior vantagem do marketing de influência está no alto grau de impacto com o público-alvo, neste caso, os seguidores do influenciador, que têm interesse genuíno em conhecer e consumir o produto ou serviço.
Isso garante que a mensagem seja entregue às pessoas certas, maximizando o impacto da campanha.
Para empresas de menor porte, investir em marketing de influência é positivo, pois há chances reais de atrair potenciais clientes.
Além disso, conquistar visibilidade é fundamental para a construção de uma marca sólida, que reverbera na mente dos consumidores e se torna referência no mercado.
Os influenciadores atuam como uma espécie de “segunda opinião” depois de familiares e amigos, logo, suas impressões sobre aquele produto são relevantes para o público que o acompanha diariamente.
Ao criar uma campanha colaborativa, sua empresa herda a confiança e credibilidade do influenciador, aumentando as chances de os novos compradores confiarem na palavra do influenciador.
O perfil de influenciador para trabalhar na marca vai depender bastante do nicho atuante, público-alvo e tom que deseja colocar na campanha.
No caso de empresas de turismo, em especial as do segmento de lazer, os mais indicados são aqueles que criam conteúdo relacionado a turismo, como divulgação de roteiros de viagem pelo Brasil e, também, conteúdo de lifestyle, que é quando o influenciador compartilha sua rotina diária, de trabalho a momentos de diversão, o que inclui atividades turísticas que costuma fazer.
Mas, atenção! Lembre-se de que os influenciadores são considerados referências em seus nichos de trabalho, e a confiança construída por eles entre seus seguidores é relevante para a formação da opinião do consumidor.
Portanto, evite optar por influenciadores cujo perfil não tem as características desejadas.
Vamos a um exemplo? Não dá para colocar um criador de conteúdo que costuma falar sobre cinema ou então assuntos relacionados à política e saúde para divulgar uma loja de passeios turísticos, concorda?
Mesmo que entre seus seguidores existam uma parcela que se interessam por conteúdo sobre turismo, ainda é um número pequeno comparado a grande maioria, que pode não achar o assunto tão atrativo justamente pelo motivo inicial que o levaram a seguir aquele perfil.
Seja para aumentar sua performance de vendas, alcançar maior visibilidade no meio digital ou simplesmente se tornar conhecido no mercado, é inegável a importância que o Marketing de Influência exerce sobre o nosso atual comportamento de consumo.
Graças a audiência engajada e a segmentação de público, o sucesso de uma ação comercial feita em parceria com influenciadores podem levar sua loja de passeios turísticos, hospedagens e excursões a um novo patamar, com um custo que cabe no seu bolso!
Para quem está pensando em apostar nesse formato de divulgação, a parceria com influenciadores é, sem dúvidas, uma oportunidade e tanto para as pequenas e médias empresas do setor de turismo se estabelecerem no mercado.
Esperamos que tenha esclarecido suas principais dúvidas sobre o marketing de influência e como incluí-lo dentro da sua estratégia comercial.
E se você gostou desse conteúdo, acesse o blog oficial do Tourbinou e confira mais artigos sobre o mundo do empreendedorismo e do marketing para você aplicar no seu negócio. Até mais!