Google Meu Negócio: saiba como essa ferramenta pode impulsionar as vendas da sua loja virtual de turismo Por Cecília Bezerra em 25 de novembro de 2022

na imagem, vemos um mapa detalhado com um indicador de local, utilizado para identificar lojas na internet por meio do google meu negócio.

O Google é o principal meio online utilizado pelos viajantes para encontrar os melhores hotéis, restaurantes e quais passeios fazer no seu destino de interesse. 

Além da ferramenta de busca, o Google também conta com recursos úteis que ajudam a refinar a pesquisa do viajante, como por exemplo, o Google Meu Negócio, página que contém as principais informações de contato e avaliações dos estabelecimentos que oferecem o serviço que está procurando no momento.

Se você é empreendedor do turismo, tem uma loja de passeios ou receptivos turísticos, o Google Meu Negócio pode te ajudar a alcançar maior volume de clientes em qualquer lugar. 

Neste artigo, vamos mostrar tudo sobre a ferramenta Google Meu Negócio, o passo a passo para criar a página da sua loja e como explorá-la como canal de venda para a sua loja virtual de passeios e receptivos turísticos.

Quais são os principais recursos do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google voltada para empresas reunirem suas informações de contato, como telefone, endereço, site e imagens para que os usuários possam buscar facilmente qualquer estabelecimento comercial que desejar.

Para garantir que a sua loja de passeios e receptivos turísticos seja facilmente encontrada pelos usuários durante suas pesquisas, o perfil do Google Meu Negócio deve estar otimizado para os motores de busca e constantemente atualizado com informações recentes sobre a empresa.

O Google Meu Negócio é uma excelente estratégia de divulgação para as lojas e empresas de passeios e receptivos turísticos.

Para isso, a sua página deve conter: 

  • Endereço
  • Telefone de contato
  • Horário de funcionamento e horário de pico
  • Avaliações dos usuários sobre o serviço/produto
  • Principais perguntas e respostas feitas pelos usuários
  • Fotos e vídeos do estabelecimento e/ou do serviço/produto
  • Breve descrição da empresa

Para que a página da loja inserida no Google Meu Negócio apareça entre os principais resultados de pesquisa no Google, a ferramenta funciona em conjunto com o algoritmo do Google Maps, que, por sua vez, realiza um mapeamento completo das opções existentes na região pesquisada para entregar resultados mais refinados para o usuário em sua pesquisa.

Quais vantagens de incluir este recurso na sua estratégia comercial?

  • Ampliação de oportunidades de negócios
  • Maior confiabilidade entre os usuários
  • Facilidade na mensuração de resultados nas buscas da plataforma
  • Maiores chances de cliques
  • Aumento do alcance e relevância da sua empresa na internet para usuários de outras localidades
  • O empresário tem acesso a relatórios enviados pelo Google para melhor entender o comportamento dos usuários/clientes que chegaram até a loja pelo Google Meu Negócio

Para entender na prática como funciona este recurso, vamos usar como exemplo a criação de uma página no Google Meu Negócio para uma loja de turismo especializada em passeios e receptivos turísticos. 

Passo a passo para cadastrar sua loja de passeios e receptivos no Google Meu Negócio

1. No campo de busca do Google, coloque “Google Meu Negócio” e clique no primeiro resultado obtido. Em seguida, clique em “Gerenciar Agora”. Você também pode acessar o recurso pelo Google Apps e clicar no ícone “Perfil da Empresa”.

2. A próxima etapa é adicionar informações a respeito da sua empresa. Digite o nome da sua loja de passeios no espaço reservado para tal e, na sequência, selecione o modelo de negócio que melhor se adequa a sua loja: varejo online, loja física ou serviços locais. Se a sua loja de passeios e receptivos turísticos concentra as suas operações em um e-commerce próprio, por exemplo, marque a opção “varejo online”.

3. Agora você deverá informar a categoria de negócios que a sua empresa se adequa. Tomando como exemplo a loja de turismo, vamos colocar “Agência de viagens a pontos turísticos”.

4.Tudo ok até aqui? O próximo passo é inserir o endereço onde está localizada a sua loja de passeios. Caso tenha uma sede física, adicione o endereço. Em caso de loja virtual, você pode adicionar o endereço do escritório em que está localizado.

5. A próxima etapa é inserir as informações de contato que você deseja manter visível para os usuários no seu perfil do Google Maps, como site, telefone para contato e horário de funcionamento.

6. Feito isso, o Google vai realizar o processo de verificação da sua página. Essa etapa é necessária para que a plataforma confirme que você é o proprietário ou representante autorizado. 

A verificação pode ser feita pelo telefone (número informado na inscrição da loja) ou pelos correios, onde será enviado uma carta com um código a ser inserido no endereço google.com/business. Faça o login com seu email e siga as instruções na tela para realizar a verificação corretamente.

A página do Google Meu Negócio disponibiliza diversas informações relevantes sobre marketing e divulgação para ajudar o empreendedor a melhor gerenciar os seus negócios, bem como outras soluções Google que podem potencializar a imagem da empresa na plataforma, como o Google Ads.

A ferramenta também disponibiliza um kit de marketing personalizado composto por adesivos, pôsteres e postagens para mídias sociais do Google com informações sobre o estabelecimento.

Como vender os passeios da sua loja de turismo por meio do Google Meu Negócio?

Você sabia que o Google Meu Negócio é considerado um canal de venda?

Muitos turistas podem fazer o primeiro contato com a loja de passeios por meio das informações disponibilizadas na página (telefone, endereço, site ou e-commerce) e, em seguida, conhecer mais sobre o estabelecimento.

Como falamos no início do artigo, a ferramenta também permite a adição de imagens. Para as empresas do ramo de passeios e receptivos turísticos, a fotografia é elemento fundamental para atrair a atenção de novos clientes interessados em adquirir pacotes de passeios.

A função dessas imagens é despertar a emoção e curiosidades nos usuários e futuros clientes. Portanto, certifique-se de que as fotos sejam de boa qualidade e consiga mostrar os detalhes principais de cada ponto turístico. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta de marketing gratuita oferecida pelo Google e que pode ter seu potencial ainda melhor explorado quando agregado a um motor de reservas exclusivo para lojas de passeios e receptivos turísticos. 

Confira o nosso webinar especial sobre o tema:

Google Meu Negócio e Turbinou: tecnologia e marketing para impulsionar o turismo de lazer

O Turbinou é o motor de reservas para empresas de turismo de lazer, como passeios e receptivos turísticos. Entre os recursos existentes no sistema, estão a integração com ferramentas de marketing voltadas para a divulgação e impulsionamento de lojas virtuais de turismo, como o Google Meu Negócio.

O Turbinou também está integrado ao Google Analytics, Google Tag Manager e Google Adwords, ferramentas do Google que oferecem relatórios de resultados em tempo real para o empreendedor entender melhor a performance do seu e-commerce. 

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito que vai ajudar a impulsionar a estratégia de vendas e divulgação da sua loja de passeios e receptivos turísticos em qualquer lugar do mundo. E com o Turbinou, esse e outros recursos são feitos de maneira automatizada, trazendo maior comodidade para o empreendedor.

Ficou interessado em conhecer mais detalhes sobre o motor de reservas Turbinou? Então confira no blog este artigo super completo com todas funcionalidades do sistema e como pode ajudá-lo no gerenciamento da sua loja de passeios. 

Voltar