Como planejar, divulgar e vender excursões pela internet? Por Cecília Bezerra em 8 de abril de 2024

na imagem, vemos um grupo de viajantes com mochilas nas costas andando.

A diversidade cultural do país possibilitou a ampliação de uma prática turística bastante popular entre os brasileiros: o turismo de excursão.

E tem para todos os gostos!

Excursões religiosas, culturais, históricas, gastronômicas, de natureza… tanto as grandes capitais como cidades do interior vem explorando o seu grande potencial turístico por meio da criação de atrações que agradem este perfil de viajante, que possui exigências relacionadas às suas expectativas com o passeio.

Para as agências de excursões, a venda destes roteiros requer uma série de cuidados especiais.

Além da escolha das atividades e pontos turísticos locais, existe ainda a preocupação em oferecer uma experiência confortável e inesquecível para os clientes em todo o trajeto.

Mas, como fazer para destacar a empresa e seus passeios em um mercado tão competitivo? 

Entender as dores do cliente e as ferramentas certas que otimizam o tempo tanto do lojista para planejar as próximas excursões como para promover seu nome no meio online e aumentar sua visibilidade são apenas alguns exemplos de práticas que podem ser adotadas agora mesmo.

Quer entender como fazer tudo isso na prática? Deseja ingressar no universo digital e vender excursões pela internet o quanto antes?

É o que você vai descobrir ao longo deste conteúdo. Boa leitura!

Quais são as vantagens de fazer uma excursão?

Este formato de viagem é perfeito para aqueles turistas que planejam viajar para algum destino e não dispõem de companhia no momento ou preferem a praticidade de seguir um roteiro de atividades já definido pela empresa organizadora.

Outro ponto positivo das viagens em grupo são os momentos de interação com outras pessoas ao longo do trajeto. 

Quem escolhe viajar de excursão tem seus próprios objetivos e expectativas do que deseja encontrar ao chegar no destino.

Compartilhar estes sentimentos com os demais turistas pode gerar conversas interessantes e até mesmo o surgimento de novas amizades.

Para o setor, as excursões contribuem para o impulsionamento do turismo doméstico, permitindo que empresas do segmento possam explorar ao máximo as diversas opções de destinos turísticos existentes no Brasil.

Além disso, fazer parcerias com empresas de passeios e atividades de lazer ajudam a ampliar a gama de experiências turísticas à disposição dos turistas, sendo incorporadas em pacotes de viagens com preços competitivos e vantagens exclusivas para os clientes. 

Agora que apresentamos as vantagens deste formato de viagem, o próximo passo é entender como as agências de excursões devem se organizar efetivamente para evitar imprevistos tanto no trajeto como na experiência de compra do turista. 

Veja abaixo as nossas dicas para realizar um planejamento eficaz para as próximas excursões da sua empresa.

Como organizar as viagens da sua agência de excursão? 

Tenha o cronograma da excursão sempre em mãos

Dentro do cronograma, é preciso constar todos os detalhes importantes da viagem, como o tempo de duração do passeio, tipo de transporte, locais para parada, alimentação, atrações e horários de ida e chegada.

O guia ou monitor que vai acompanhar a excursão é o responsável por manter estas informações sempre em mãos para facilitar a comunicação com os turistas e sanar eventuais dúvidas sobre o percurso. 

Lembrando que este profissional precisa ter simpatia, bom senso, proatividade e o principal, paciência, para lidar com pessoas de gostos e opiniões diversas.

Fique atento à questões de segurança

A frota de veículos da empresa deve estar de acordo com as normas legais de trânsito, bem como em condições físicas favoráveis para viagens. 

A equipe de profissionais designados para cada excursão também precisam ter capacitação e treinamento adequado para atuar em situações de emergência e lidar com turistas idosos, famílias que estão viajando com crianças e pessoas com deficiência intelectual ou física.

Faça um gerenciamento financeiro efetivo

Como em qualquer empresa, toda movimentação financeira das agências de excursões devem ser cuidadosamente organizadas para evitar maiores dores de cabeça.

Além dos rendimentos, é importante organizar em um sistema próprio todos os gastos referentes à cada viagem, incluindo manutenção do veículo, quantidade de pessoas pagantes e perfil de turista (viajante solo, família, idosos, etc), gerenciamento de comissões para guias de turismo, estimativa de gastos por pessoas em cada excursão, entre outros valores relevantes para ajudar o empreendedor a manter uma boa gestão das finanças e o controle do próprio negócio.

Defina quais serão os dias e roteiros de cada excursão com antecedência

Viajar sem saber informações cruciais como data, hora de saída e chegada e programação a ser feita é um erro que precisa ser evitado em qualquer empresa de viagens. 

Ao definir a próxima excursão, certifique-se de organizar o roteiro de maneira objetiva, destacando detalhes de cada atividade prevista, bem como horários de início e término e tempo de espera nas paradas ao longo do trajeto. 

DICA TOURBINADA: Ao pesquisar o destino para cada excursão, certifique-se de que o local oferece atrações adequadas para todas as idades e que tenham acessibilidade para que viajantes idosos e pessoas com deficiência motora ou física também possam participar. 

Elabore uma divulgação dos pacotes de excursões de maneira efetiva

A divulgação da agência de excursões precisa ser pensada de forma estratégica.

A dica é investir em uma comunicação digital interativa com fotos e vídeos que mostram trechos dos trajetos e os bastidores de cada viagem para gerar expectativa entre os seguidores e futuros turistas/clientes. 

Além disso, incentivar os próprios viajantes das excursões a compartilharem sua experiência nas suas redes sociais sinalizando o perfil oficial da agência é uma ótima maneira de divulgar os serviços para outras pessoas interessadas.

Antes de irmos para o próximo tópico, é importante lembrar que apenas agências de turismo podem organizar viagens do tipo excursão, conforme diz a Lei 12.974/2014.

Além disso, a empresa precisa ter CNPJ e certificado Cadastur para que suas operações estejam regularizadas com o Ministério do Turismo.

E como vender excursões pela internet?

Empresas de turismo têm utilizado o meio digital para potencializar seu nome e se consolidar no mercado, além de ser uma estratégia comercial inteligente para impulsionar as vendas e levar o nome da empresa para outros públicos.

Como falamos no tópico anterior, as redes sociais desempenham papel fundamental na criação de uma comunicação mais atraente, mesmo que a mensagem tenha viés comercial.

Confira também: Quais modelos de negócios que podem utilizar a plataforma para empresas de turismo Tourbinou?

Para facilitar as vendas de pacotes de excursões pela internet, é recomendável investir em site próprio e de fácil navegação com layout chamativo que facilite o entendimento do cliente quanto aos passeios vendidos pela agência. 

Além das informações sobre o trajeto e objetivos da viagem, o lojista pode adicionar imagens da sua frota de veículos destinados a cada excursão e suas características, como:

  • modelo
  • tipo de poltrona e suas opções de reclinação
  • se o veículo possui ar-condicionado
  • wi-fi
  • banheiros
  • se está equipado para receber idosos, gestantes, famílias com crianças pequenas e pessoas com deficiência intelectual ou física

O site da loja também deve informar sobre os métodos de pagamento utilizados.

Lembrando que quanto mais simples e diversificado forem as formas de pagamento da loja, melhor para os futuros clientes.

Chegou até aqui e é proprietário de uma agência de excursões? Que tal responder a algumas perguntas?

  • Você já recebeu algum comentário de clientes da loja falando sobre a falta de um meio efetivo para organizar ou selecionar a poltrona do transfer?
  • Você, enquanto empreendedor, já se sentiu meio “perdido” ao organizar viagens em grupo em datas específicas? Já vendeu lugares acima da capacidade permitida e teve graves prejuízos? 
  • Sente dificuldade no gerenciamento de clientes e pagamentos? Seu sistema financeiro está totalmente desorganizado, prejudicando o planejamento para as próximas viagens?
  • A sua empresa ainda não está no digital e você deseja o quanto antes vender excursões pela internet?

Revolucione as vendas e a gestão da sua agência de excursões com o Tourbinou!

O Tourbinou é uma plataforma online indicada para empresas do segmento de turismo de lazer voltada para o gerenciamento e venda de passeios turísticos e atividades de lazer, com dezenas de recursos exclusivos que vão auxiliar o empreendedor em seu processo de vendas. 

O sistema agora conta com funcionalidades exclusivas para agências de excursões turísticas e empresas de transfers para vender excursões pela internet e impulsionar seus negócios no meio digital.  

Olha só os recursos que você vai encontrar no Tourbinou para vender excursões pela internet com maior eficiência

  • Crie sua loja virtual 100% personalizada de acordo com as características da empresa, utilizando recursos como banners e mini categorias para destacar os passeios na página inicial
  • Gerenciamento de reservas e disponibilidade de datas de maneira eficiente, evitando overbooking
  • Todos os pedidos feitos na loja poderão ser visualizados em uma única tela
  • Integração com os principais canais de distribuição online para ampliar a visibilidade da empresa
  • Possibilidade de oferecer itens opcionais ao passeio, como fotos profissionais e equipamentos de mergulho, aumentando seu ticket médio
  • Venda excursões personalizadas por grupo, destino, objetivo da viagem e layout do veículo
  • Todo o processo de reserva e pagamento é feito de maneira automatizada
  • Esqueça as planilhas: o gerenciamento das finanças (pagamento dos clientes, comissões de afiliados e etc) da sua empresa é feita diretamente no Tourbinou

Além destas funcionalidades, o Tourbinou oferece três recursos exclusivos para agências de excursões.

São eles:

Viagens com data fechada 

As vendas de excursões em Data Fechada são as viagens com data de saída e chegada pré definidos pela empresa.

Geralmente possuem maior tempo de duração e acontecem em períodos específicos do ano, como eventos e feriadões, e são vendidos em forma de pacotes para grupos exclusivos.

O recurso de Data Fechada permite que as empresas planejem o que será comercializado e definam com antecedência o período específico em que a atividade será realizada, otimizando seu tempo para lidar com questões de logística que envolvem todo o período da excursão, garantindo uma experiência diferenciada e completa ao turista.

Essa opção de compra é recomendada para clientes interessados em adquirir um pacote ou excursão programados para um período específico e preferem se organizar com antecedência para garantir uma compra tranquila e que a sua viagem ocorra sem problemas.

Seleção Data e Hora

São aqueles passeios que vão iniciar e terminar no mesmo dia. Esta opção é indicada para as atividades e pacotes que você deseja dar maior destaque no seu site.

Neste formato, o cliente não vai precisar informar a quantidade de dias que deseja fazer o passeio. Outro detalhe interessante é que os passeios Data e Hora não são vendidos baseado no modelo de veículo, como ocorre com viagens de excursões, que já tem uma quantidade definida.

Portanto, neste caso específico, em vez do seu cliente escolher a poltrona do veículo no ato da compra, ele escolhe a quantidade de pessoas que vai participar da atividade.

Gerenciamento de assentos

Esta funcionalidade permite ao cliente fazer a escolha prévia da poltrona já no ato de pagamento, um diferencial que traz maior conforto para turistas com mobilidade reduzida, pessoas que estão viajando com crianças pequenas e pessoas com deficiência (PCD) e naturalmente necessitam de maior conforto em trajetos de maior duração. 

Como você pode perceber ao longo deste artigo, vender excursões pela internet de maneira efetiva requer tempo e dedicação.

Você deve desenvolver um planejamento efetivo de cada excursão tendo como base as preferências do seu público-alvo, respeitando, também, a individualidade de cada turista. 

Afinal, a inclusão é uma característica considerada essencial para a maioria das pessoas que estão pensando em fazer uma viagem desse tipo.

Para dar o suporte necessário à sua agência de excursões e transfers, o Tourbinou é a solução que une marketing e tecnologia para o empreendedor a fazer um gerenciamento efetivo dos negócios, vender excursões pela internet e firmar seu nome em um mercado que cresce cada vez mais.

Quer conhecer mais sobre o Tourbinou?

Entre em contato pelo telefone (84) 98818 7467 ou preencha este formulário disponibilizado no site para agendar agora mesmo a demonstração completa do sistema.

Voltar