Como vender pelo Instagram: 08 dicas para aplicar no perfil da sua loja virtual de turismo Por Cecília Bezerra em 18 de outubro de 2022

a imagem mostra uma pessoa usando o aplicativo Instagram.

Despertar interesse dos seus clientes, promover serviços, divulgar novidades, compartilhar conteúdos atrativos e que engajam: o Instagram é a rede social mais utilizada atualmente para quem deseja impulsionar seu negócio no meio online.

E vender mais pelo Instagram é um dos principais objetivos de uma estratégia comercial pensada para esse meio, afinal, a concorrência é grande, não é mesmo? 

Neste artigo vamos te mostrar como a plataforma tem mudado o modo de compra dos clientes, os recursos exclusivos para as empresas, vantagens e dicas para você aplicar na página oficial da sua loja. 

Boa leitura!

Como vender mais pelo Instagram: o guia completo!

O Instagram concentra mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. 

O Brasil é o 2° país do mundo com maior número de usuários ativos na rede social.

Em 2022, o Instagram vem sendo a 3° rede social mais utilizada no Brasil, com mais de 122 milhões de usuários.

São dados muito animadores, não é mesmo? Esse sucesso todo é explicado de forma bem simples. Passamos, em média, cerca de 3 horas e 47 minutos por dia conectados às redes sociais vendo fotos dos amigos, nos informando sobre o que acontece, compartilhando memes… 

Mas além do potencial de entretenimento, as redes sociais modificaram a nossa forma de compra, sobretudo o Instagram. As empresas já entenderam que há um universo de possibilidades a serem exploradas na plataforma para conquistar boas vendas e alcançar novos usuários que podem se converter em clientes. 

Portanto, investir em um perfil profissional no Instagram para a sua empresa é uma estratégia de vendas bastante eficaz. 

Veja: 8 vantagens de investir em um e-commerce para a sua loja de turismo

Por que o Instagram é um forte aliado no mercado de turismo?

Seja em forma de vídeo ou foto, registrar os momentos da viagem é uma prática realizada por 10 entre cada 10 turistas. O Instagram comercial de uma empresa de turismo deve seguir a mesma regra para atrair a atenção dos clientes. 

Vamos a um exemplo prático: 

O cliente/turista que está fazendo seu roteiro de viagens para determinada cidade certamente vai procurar saber quais são os pontos turísticos mais famosos que deseja conhecer, correto? Durante a pesquisa, ele encontra o perfil do Instagram de uma empresa especializada em turismo de lazer e que realiza passeios por esses locais. 

Ao clicar na página, ele espera encontrar belas imagens dos pontos turísticos, de preferência, que mostrem todos os detalhes dos lugares, tem visual atrativo, além de conteúdo informativo sobre como funciona a contratação do passeio. 

Se a página da empresa de turismo de lazer atender as expectativas mencionadas, as chances dele fechar o pacote de passeio aumentam consideravelmente.

Conclusão: O Instagram pode ser o primeiro contato que o cliente em potencial terá com a sua empresa, portanto, é necessário investir numa boa impressão para que ele permaneça interessado e feche bons negócios.

No entanto, antes de sair por aí postando 10 sequências de stories e 5 posts aleatórios no feed, é importante saber como fazer isso. Hoje, para perfis comerciais, não basta “apenas postar” alguma coisa interessante no feed; é preciso fazê-lo de forma estratégica. 

Leia também: Conheça quais são os principais canais de vendas que podem incluídos na sua estratégia comercial

Antes de postar seu conteúdo, saiba para quem e como postá-lo!

É aqui que entra em ação o Inbound Marketing, conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante e que faça sentido em cada etapa da jornada de compra. O seu conteúdo deve:

  • Entender o que o seu cliente deseja
  • Suas dores e necessidades
  • O que ele busca ao comprar determinado serviço
  • Como a empresa pode ajudá-lo a solucionar o seu problema

No caso das empresas de turismo com foco na venda de passeios turísticos, essa pesquisa vai facilitar para o empreendedor mostrar ao mercado e ao público quais os diferenciais dos passeios contratados pela loja e o porquê ela pode ser a opção ideal para aquele turista que está na etapa de descoberta na jornada de compra. 

Se você, empresário do turismo, deseja vender mais pelo Instagram, considere estudar e aplicar esse conceito nas suas estratégias comerciais.

Um conteúdo relevante deve ser feito pensando no usuário/perfil de cliente que busca alcançar e objetivos definidos durante a fase de planejamento de ações voltadas para o Instagram. 

Pode parecer complicado no início, mas, acredite! Um bom planejamento vai ajudar bastante a destravar suas ideias de criação de conteúdo para a plataforma e, principalmente, a pensar de forma cada vez mais estratégica na hora de vender pelo Instagram.

08 dicas para você aplicar na sua página e conseguir vender pelo Instagram!

Tenha um perfil comercial

A regra número 01 para qualquer empresa que deseja entrar no Instagram é criar um perfil comercial. Além de transmitir maior credibilidade para os seguidores, o perfil comercial amplia as possibilidades de novas parcerias comerciais e oferece uma melhor experiência de compra para o cliente. 

O Instagram Business oferece recursos exclusivos que ajudam as empresas a entenderem como está a performance da página na plataforma e os resultados das ações executadas. Veja abaixo alguns deles: 

  • Métricas de engajamento e atividade das publicações
  • Campanhas pagas
  • Número de visitas que a página recebeu
  • Número de cliques na biografia
  • Impressões geradas
  • Número de seguidores recém chegados a sua página
  • Postagens que geraram maior repercussão

Para criar o perfil comercial da sua loja no Instagram é bem simples. Confira abaixo o passo a passo: 

  1. Na página principal, clique no ícone localizado na parte superior do lado direito.
  2. Em seguida, clique em “Configurações > Conta > Mudar para conta profissional”
  3. Na opção Categorias, escolha a que mais se adequa ao seu tipo de negócio
  4. Feito isso, marque a opção “Empresa” 
  5. Por fim, insira suas informações de contato e foto do perfil

Explore o potencial dos stories 

O stories é um recurso do Instagram que gera grande alcance para a sua loja, sabia? Sempre que possível, crie um sequência de stories atrativos para divulgar seus passeios, links diretos para os usuários conhecerem a loja virtual, cupons de desconto, novidades, promoções, além de compartilhar conteúdo orgânico feito pelos seus próprios clientes durante os passeios.

Crie destaques no seu perfil 

Falando em stories, criar destaques contendo os stories mais relevantes compartilhados pelo seu perfil ajudam seus seguidores e novos clientes a conhecerem sua loja de forma mais acessível. 

Alguns conteúdos que podem estar salvos nos destaques da sua página:

  • Informações gerais sobre a sua empresa (o que oferece, história de fundação, horário de atendimento)
  • Canais de contato (WhatsApp, email, telefone e endereço da loja física – caso tenha)
  • Feedback de clientes (comentários e stories feitos por eles)
  • Portfólio de passeios que os clientes poderão desfrutar
  • Dicas relevantes para o turista (restaurantes, hospedagens, pontos turísticos do local visitado, etc)

Dica tourbinada: crie capas personalizadas e com as cores da sua marca para estampar cada destaque.

Alimente o feed da sua página regularmente 

É importante definir um ritmo regular de postagens no perfil da loja. Essa prática ajuda a melhor organizar suas ações de divulgação dentro da plataforma de acordo com cada estratégia trabalhada no momento e, assim, potencializar as chances de conseguir vender mais pelo Instagram. 

Além disso, a plataforma entende que o seu perfil pode ser relevante para os usuários que se interessam pelo conteúdo e para o Instagram.

Dica tourbinada: Invista na publicação de conteúdos humanizados no perfil da loja no Instagram, ou seja, fotos e vídeos que tenham a presença de turistas reais desfrutando dos passeios. É uma prática que ajuda a despertar o senso de curiosidade e desejo dos seus clientes. 

Use imagens e vídeos de boa qualidade 

O Instagram é uma plataforma 100% visual, logo, seu feed deve estar bem organizado e fluído para gerar impacto positivo aos usuários que visitarem sua página. 

Ao escolher as imagens que serão publicadas, certifique-se de que houve um cuidado na hora de produzi-las e se estão seguindo um mesmo padrão visual. No caso dos vídeos, é importante escolher alguma trilha sonora atrativa para adicionar ao arquivo para reforçar o tom de diversão que o seu futuro cliente/turista espera encontrar.

Confira também: Como a fotografia turística pode ser um grande diferencial da sua loja de passeios

Evite usar artes nas imagens

Como falamos anteriormente, as imagens publicadas no perfil da loja devem explorar o passeio oferecido, as paisagens locais e outros detalhes que reforcem a experiência positiva ali retratada. 

Portanto, evite adicionar nas imagens alguma arte, moldura ou elementos que possam dificultar a visualização da foto e podem “poluir” visualmente o seu feed.  

Invista em mídia paga 

Para vender mais pelo Instagram e conseguir atrair novos clientes para a sua página, aumento no número de conversão e gerar mais cliques de forma mais rápida, a solução indicada é investir em mídia paga. 

O recurso Instagram Ads é a seção do Instagram voltada para criação e gerenciamento de anúncios pagos em diversos formatos, como stories, carrossel de fotos e reels. Com o Instagram Ads, as campanhas criadas poderão ser veiculadas de forma segmentada a fim de atingir novos usuários/perfis com grande potencial de compra para a página.

E não esqueça do link na bio! 

O link na bio é uma excelente estratégia para quem deseja vender pelo Instagram. No caso das lojas de passeios, o cliente poderá ter à sua disposição os principais canais de atendimento e de venda utilizados em único lugar. O link na bio precisa ser completo, ou seja, deve conter acesso direto a:

  • Site e e-commerce da loja
  • WhatsApp
  • Telefone para contato
  • Acesso a outras plataformas, caso tenha (Youtube, TikTok, Facebook, TripAdvisor, entre outros)
  • Acesso a conteúdos relevantes sobre a loja, como e-books, landing pages e promoções exclusivas

Para criar um link completo como esse, você pode fazê-lo através de sites específicos para isso ou por um sistema de reservas automatizado que ofereça tal recurso. 

O Tourbinou é um motor de reservas voltado para lojas de passeios, atrativos e receptivos turísticos e que, dentre diversas funcionalidades que podem facilitar o dia a dia do empreendedor, é possível integrar todos os canais de venda em único lugar e criar o seu link completo para adicionar na bio do perfil do Instagram da loja.

Como vimos, para vender mais pelo Instagram, não existe mistério! Com as dicas aqui apresentadas, com certeza o perfil da sua loja de passeios na plataforma vai trazer ótimos resultados para o seu negócio.

E para que a sua loja de passeios ou receptivos turísticos conquiste números positivos, que tal investir em um sistema que una tecnologia e marketing para potencializar sua presença no mercado, melhorar a produtividade e automatizar processos para oferecer uma melhor experiência de venda para seus clientes? 

Para você entender mais sobre isso, te convidamos a conferir este artigo especial sobre o sistema Tourbinou, o motor de reservas que oferece vários recursos para você, empreendedor do turismo, a fortalecer o seu negócio. 

Voltar