Por que o turismo receptivo deve investir em uma loja virtual multilíngue? Por Cecília Bezerra em 27 de setembro de 2022

Muito além de uma recepção calorosa: os turistas estrangeiros que visitam algum país também prezam por um bom atendimento e que suas expectativas sejam atendidas ao contratar algum serviço no país em que está visitando. 

Para isso, a empresa de turismo, seja ela focada em passeios, transporte de turistas ou guias de turismo devem ter em seu time de profissionais pessoas habilitadas a se comunicarem em mais de um idioma para assim oferecer maior conforto e segurança para o turista durante sua estadia. 

Se você é empreendedor do turismo, você já parou para pensar nas oportunidades de vendas que talvez tenha perdido por não ter o domínio de outro idioma ou por não oferecer a opção de tradução dos serviços oferecidos no site da sua empresa para ajudar na compreensão do cliente estrangeiro? 

Vamos te mostrar agora o porquê de investir em loja virtual multilíngue para a sua empresa de turismo. 

Loja virtual multilíngue: por que o domínio de mais de um idioma é essencial para o turismo?

O Brasil é um país conhecido mundialmente pelo seu clima tropical, grande faixa litorânea, cultura única e muita história para contar. São muitos atrativos que tornam o país como um dos destinos mais procurados pelos turistas estrangeiros, principalmente no verão. 

Segundo pesquisa da Embratur, até o final de 2022, o Brasil espera receber 4,2 milhões de turistas estrangeiros, aproximadamente. E para recepcioná-los da melhor forma, o domínio de mais de um idioma é fundamental. 

O inglês segue como idioma universal, mas também pode ser o ponto de partida para quem deseja aprender outras línguas e assim ter maior vantagem sob outras empresas do segmento na hora de apresentar seus diferenciais para aquele cliente em potencial.

É recomendado que todos os departamentos existentes numa empresa de turismo – sobretudo as áreas de atendimento e vendas, pois é onde acontece o primeiro contato entre o cliente com a empresa – saibam se comunicar em mais de uma língua para não perder boas oportunidades de negócios.

Já os guias de turismo e profissionais especializados no traslado de turistas também precisam estar preparados para atender o turista estrangeiro com todo o cuidado e atenção que ele merece. 

Leia também: 8 vantagens de investir em um e-commerce para turismo

Durante o passeio, ele deseja saber mais sobre o lugar que está visitando para enriquecer ainda mais sua viagem, portanto, a presença de uma profissional nativo do Brasil e que sabe falar outros idiomas serão vistos com bons olhos por estes turistas, pois mostra que a empresa está comprometida em oferecer uma experiência inesquecível para o cliente do início ao fim da viagem.

Como falamos em atendimento ao cliente, ao pesquisar sobre possíveis empresas de passeios que este turista poderá fechar o seu pacote, um ponto que merece destaque é adicionar na loja virtual um menu de idiomas para traduzir o conteúdo da página na língua que o cliente tem maior domínio. 

Quais as vantagens de investir em uma loja virtual multilíngue para o seu negócio?

  • Facilidade de comunicação com o cliente estrangeiro
  • Estratégia eficaz para quem deseja expandir os negócios e atrair novas parcerias comerciais
  • Maior chance de conseguir novos clientes 
  • Reforço da credibilidade da sua loja no mercado
  • Marketing positivo 
  • Diferencial em um mercado competitivo

Agora que você entendeu as vantagens de tornar sua loja virtual multilíngue, vamos te mostrar como fazer isso através de um sistema voltado para lojas de passeios, atrativos e receptivos turísticos que conta com este recurso: o motor de reservas Tourbinou.

O Tourbinou é um sistema de reservas online que oferece um completo sistema de gerenciamento de operações para ajudar o empreendedor a melhor executar as ações relativas ao seu negócio de forma 100% digital

Entre os recursos do Tourbinou que vão ajudar o empreendedor no seu dia a dia, destacamos:

Confira abaixo como deixar a sua loja virtual multilíngue com o Tourbinou

O Tourbinou tem integração com o Google Tradutor, ferramenta do Google para tradução simultânea de textos e websites diversos. A seguir, o passo a passo de como ativá-lo na sua loja virtual.

  • Ao acessar o painel administrativo da loja virtual, clique na opção Plugins e selecione o plugin Google Tradutor.
  • Feito isso, você poderá escolher se a sua loja será bilíngue (português e inglês) ou multilingue. Basta definir os idiomas que deseja integrar a sua loja.
  • Ainda nesta etapa, você tem a opção de escolher quais termos não sofrerão tradução automática pelo sistema, como nomes próprios e pontos turísticos no espaço dedicado a “palavras ignoradas”. Dessa forma, o conteúdo descritivo dos passeios não será prejudicado.
  • Agora, é só atualizar a sua loja e conferir se os ícones dos idiomas selecionados estão funcionando corretamente.

Com o plugin do Google Tradutor ativado, ao selecionar o idioma, todo o site passa a estar configurado no idioma escolhido, ou seja, a descrição dos passeios, formas de pagamento, datas disponíveis para reserva e outras informações adicionais são traduzidos instantaneamente para facilitar a compreensão do cliente durante a operação.

Ter uma loja virtual multilíngue é um grande diferencial para a sua empresa de turismo e você não pode ignorar este fato. 

Para saber de outros recursos que o sistema Tourbinou oferece e que vão ajudar a impulsionar suas vendas, confira este artigo completo sobre o Tourbinou, o motor de reservas que une marketing e tecnologia para empresas especializadas no turismo de lazer

Voltar