O que é uma TurisTech? Entenda mais sobre essa tendência do setor de turismo Por Mix Internet em 11 de janeiro de 2022

Turistech: saiba mais sobre essa nova tendência do setor do turismo.

O crescimento do consumo através da internet fez nascer uma nova tendência no mundo do empreendedorismo a qual chamamos de Empreendedorismo Digital, empresas que utilizam a tecnologia como matéria-prima na criação de soluções úteis e inovadoras. 

Fintechs (bancos e sistemas de pagamento digitais), Edutechs (plataforma de educação online) e Propetc (mercado imobiliário) são alguns exemplos de empresas digitais que viram a oportunidade de criar ou aprimorar um modelo de negócio baseada nas tendências e preferências do consumidor atual, oferecendo um serviço acessível, 100% digital e que resolva de imediato algum problema específico.

O mesmo conceito atende às TurisTechs, empresas de tecnologia que atuam no segmento de viagens e turismo.

Neste artigo, você vai entender mais sobre o que faz uma TurisTech e seus diferenciais no mercado. Ao final do texto, vamos apresentar o Tourbinou, a TurisTech desenvolvida para melhor atender à empresas de passeios e receptivos turísticos.

O que é uma Turistech?

Quantos problemas você já enfrentou durante a compra de uma passagem aérea? Ou no check-in de uma companhia? 

Você já sentiu dificuldades ao fazer uma reserva de passeios ou, até mesmo, locação de carro, pois o sistema oferecido pela empresa era muito complicado? 

Estes aborrecimentos são apenas alguns exemplos de inúmeros problemas existentes no setor de turismo – e é aqui que entram as TurisTechs, empresas de tecnologia especializadas em viagens e turismo com o intuito de oferecer soluções eficazes para problemas relacionados a viagens, mobilidade e turismo.

Ou seja, o que antes era visto apenas como um problema sem solução, para estas empresas, tais problemas (dores) resultaram em uma oportunidade de negócio atrativa para startups de inovação desenvolverem soluções práticas voltadas para empresas de turismo.

Confira também: Conheça os principais canais de venda para adicionar na sua estratégia comercial da sua empresa de turismo

Quais empresas de turismo podem ser consideradas uma TurisTech?

Qualquer empresa de tecnologia que tenha como foco soluções inovadoras para o turismo, onde o cliente utiliza tal tecnologia em toda sua jornada de compra pode ser considerada uma Turistech

Dentro desse ecossistema existem diversos tipos de segmentos em que uma empresa de turismo e inovação pode atuar. Vejamos alguns exemplos abaixo:

  • OTA (Online Travel Agency): sistema online de reservas para agências de viagens 
  • Hotel Solutions: empresas que ajudam hotéis na distribuição e organização de hospedagem, seja via parceiros ou em forma de venda direta
  • OBTs (Online Booking Tools): ferramenta para a gestão de passagens aéreas e reservas de hotéis
  • Travel Management Company (Gestão de Viagens Corporativas): empresas especializadas em organização de viagens corporativas, com foco na parte burocrática e administrativa.
  • Expense Management: empresas que ajudam a solucionar problemas relacionados a reembolso do viajante. 
  • Mobilidade urbana
  • Rodoviário

Você sabia que o Tourbinou, nosso motor de reservas para passeios e receptivos turísticos, é considerada uma Turistech?

Na imagem, um exemplo de loja virtual hospedada na plataforma o Tourbinou.

O Tourbinou se enquadra no segmento de Back Office, ou seja, todo o sistema de gerenciamento (atendimento, financeiro, reservas e comunicação online) de uma loja de passeios e receptivos turísticos poderá ser feito dentro da plataforma, gerando mais economia e praticidade para os empresários do setor. 

Em novembro de 2021, o Tourbinou ficou entre as startups finalistas do Desafio Turistech Brasil, iniciativa promovida pelo Governo Federal que visa reconhecer os projetos mais inovadores do turismo brasileiro. Na ocasião, o Tourbinou concorreu na categoria Startup como solução inovadora para o turismo para empresas do ramo de receptivos turísticos. 

Recentemente, o Tourbinou também foi reconhecido como uma das startups de turismo mais inovadoras do país no Rio Innovation Week, mais importante evento de tecnologia e inovação da América Latina, que vai acontecer no Rio de Janeiro entre os dias 13 a 16 de janeiro de 2021.

Este reconhecimento trouxe ainda a oportunidade de apresentar todas as funcionalidades e diferenciais do Tourbinou no stand Turistech Zone na Rio Innovation Week, espaço dedicado a debates sobre o futuro do turismo global, as tendências, inovação e tecnologia no futuro e presente. 

As Turistechs tornaram-se essenciais para as empresas de turismo manterem suas operações ativas neste último ano devido às restrições causadas pela pandemia, além de atualizarem sua forma de gerenciamento de trabalho e maneiras de como atrair novos clientes.

Com a retomada das atividades turísticas e boa expectativa de crescimento para o setor, certamente devem ser ainda mais requisitadas.

E se você é empresário do turismo, possui uma loja de passeios, receptivos turísticos, transfers e atividades turísticas, que tal investir em uma plataforma inovadora para o seu negócio e alcançar novos clientes no meio digital?

Com o Tourbinou, o nosso motor de reservas 100% digital, você tem acesso a uma série de funcionalidades que vão potencializar o seu e-commerce! Confira abaixo alguns destaques do sistema:

  • Gerencie suas reservas de forma inteligente sem se preocupar com overbooking
  • Crie diversos canais de comunicação
  • Personalize o site da sua loja da forma como desejar! Crie banners, vitrine temática e promoções exclusivas, além da possibilidade de tornar a sua loja virtual multilíngue, facilitando o acesso à informação da sua empresa para turistas estrangeiros
  • Venda e compra de fotografia profissional turística dentro da própria plataforma
  • Escolha quais formas de pagamento você deseja habilitar dentro do próprio sistema e os preços promocionais para cada uma delas

Para conhecer mais sobre o Tourbinou, acesse agora o nosso site oficial e confira outros destaques da plataforma que vão turbinar o seu negócio!

Voltar