O que a Black Friday pode te ensinar para conquistar boas vendas no período de baixa temporada no turismo Por Cecília Bezerra em 28 de novembro de 2022

Aprenda a utilizar as ações da Black Friday para vender mais durante a baixa temporada no turismo.

A Black Friday 2024 já está chegando, e promete ser mais um ano de excelentes oportunidades para a sua empresa de turismo.

Mas se você aproveitou bem as estratégias de vendas para a sua loja de passeios e conseguiu reter clientes das edições anteriores, parabéns! O caminho é esse.

E se tudo que foi planejado para a data deu tão certo, por que não continuar investindo em tais práticas em períodos de vendas mais mornos, como a baixa temporada?

Apesar de parecer distante, a baixa temporada é um período que merece atenção redobrada por parte do mercado turístico, garantindo assim um fluxo de vendas atrativo e que mantenha o seu negócio ativo.

Enquanto você prepara as promoções da BF 2024, convidamos a conferir neste artigo quais lições da Black Friday você pode aplicar nas suas próximas estratégias de vendas e como utilizar os recursos do Tourbinou ao seu favor na baixa temporada no turismo e garantir bons resultados. Confira!

Como vender mais no pós Black Friday?

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelo comércio físico e eletrônico e pelos consumidores ansiosos por promoções incríveis. É o momento ideal para investir pesado em estratégias de vendas mais ativas para atrair mais clientes e, assim, fechar o período com bons resultados.

Mas, e o pós Black Friday? 

Ok, dezembro também sempre é um mês positivo para o comércio em geral devido as festas de final de ano, mas será que todo aquele trabalho que sua equipe de vendas e de comunicação teve no período da Black Friday e que obteve resultados satisfatórios não pode ser reaproveitado em outro momento?

Pode e deve, afinal, muitas oportunidades de negócio são abertas durante a Black Friday. 

Ao finalizar uma venda, aquele cliente entra automaticamente para a sua base de contatos, logo, você pode manter a comunicação ativa com este cliente por meio de email marketing com promoções, pesquisas de satisfação quanto ao produto ou serviço adquirido e divulgação massiva da sua marca de maneira que ela fixe na mente do consumidor.

Portanto, o processo de comunicação e ações de vendas traçadas para a Black Friday podem ser incluídos no calendário de vendas da loja previsto para o ano inteiro, sendo adaptados de acordo com a época e data em questão.

Como incluir as ações da Black Friday no período de baixa temporada no turismo?

O mercado de Turismo, por exemplo, “sofre” um pouco na época de baixa temporada ou baixa estação, período que corresponde aos meses de março a junho e agosto a novembro.

Apesar disso, a baixa temporada pode, sim, ser uma ótima oportunidade para tornar o seu negócio mais conhecido e realizar boas vendas. 

Viagens acontecem o tempo todo independente da época do ano e existem muitas pessoas que preferem a baixa temporada para aproveitar para descansar ou conhecer novos lugares justamente por ser mais calmo e com menor risco de encontrar lugares muito cheios e filas intermináveis para conhecer algum ponto turístico.

Mesmo sendo um período considerado tranquilo, para melhor organizar as reservas feitas durante a baixa estação das lojas virtuais de turismo,  investir em um motor de reservas é fundamental. 

O Tourbinou é um sistema de reservas online exclusivo para empresas de passeios e receptivos turísticos que reúne diversos recursos interessantes para você aplicar na sua loja de turismo e realizar boas vendas em qualquer época do ano, incluindo a baixa estação. 

Com o Tourbinou, você vai otimizar vendas, processos e desburocratizar dezenas de etapas que podem prejudicar a experiência do cliente ao comprar pacotes de passeios oferecidos na sua loja, desde o gerenciamento das reservas até o controle financeiro do seu e-commerce. 

Dentre tantas funcionalidades pensadas para otimizar o dia a dia do lojista, aqui no blog do Tourbinou, criamos um conteúdo sobre como aproveitar o sistema nas ações voltadas para a Black Friday deste ano da sua loja de passeios.

Como falamos anteriormente, o turismo de lazer tem muito a ganhar ao explorar as funcionalidades do Tourbinou na baixa temporada. Confira abaixo 5 recursos do Tourbinou para você conhecer e aplicá-lo no seu negócio.

5 recursos do Tourbinou para você explorar e aumentar as vendas durante a baixa temporada no turismo

Sinal de Pagamento

O sinal de pagamento permite que o lojista destaque o valor parcial a ser pago em cada passeio para que o cliente garanta sua vaga, com a possibilidade de pagar o restante somente no dia reservado.

Ao ativar o modo sinal de pagamento no sistema Tourbinou, o valor cobrado pelo passeio será “menor”, porém, durante todo o processo de venda, ele estará ciente de que aquela porcentagem corresponde apenas a uma parte do valor total do passeio, evitando que o cliente tenha uma experiência de compra negativa na sua loja. 

Veja um exemplo de como o sinal de pagamento aparece no seu e-commerce na venda dos seus passeios:

.

Cupom de desconto 

O cupom de desconto é uma das estratégias mais utilizadas no e-commerce. Além de atrair e fidelizar clientes, as promoções também promovem a divulgação dos negócios.  Com o Tourbinou, o lojista vai poder criar seus cupons de maneira personalizada com data de validade e o percentual de desconto.

Exemplo do cupom de desconto aplicado dentro do Tourbinou.

.

Venda por períodos na baixa temporada

A venda por período permite que o lojista escolha quando criar as promoções relacionadas a alguma data ou época específica no próprio sistema, bem como sua duração (15 dias, 20 dias, etc). 

É uma forma mais simples de conseguir criar e trabalhar as ações comerciais pensadas para cada época, como por exemplo, a baixa temporada no turismo.

Este recurso fica visível apenas para quem tem acesso ao sistema, portanto, o período escolhido não vai aparecer para o seu cliente.

Exemplo de como o recurso “venda por período” é aplicado no Tourbinou.

.

Desconto para quem escolher pagar via Pix ou no dia do passeio

O Pix chegou para facilitar as operações financeiras dos lojistas. Essa funcionalidade permite que os clientes consigam comprar e pagar o seu passeio por meio de QR Code na loja online hospedada no Tourbinou após finalizada a compra ou somente no dia escolhido para o passeio, e com desconto especial!

Exemplo do desconto via pagamento por Pix no Tourbinou.

.

Ações promocionais com afiliados

A baixa estação pode ser o momento perfeito para você, empreendedor, apostar na divulgação massiva da sua loja de passeios e receptivos.

O Tourbinou conta com o recurso de criar ações promocionais com afiliados (influenciadores, blogs de turismo ou portais de divulgação) para atrair visitantes segmentados para seu e-commerce e com a possibilidade de remuneração desses canais a cada compra.

As vendas por período no sistema Turbinou são um recurso inteligente para conquistar boas vendas na baixa estação.
Exemplo de como funciona a venda por afiliado no Tourbinou.

.

Como vimos, se você é empreendedor do turismo, a baixa temporada pode, sim, render bons frutos para a sua loja de passeios.

Pensar em uma comunicação efetiva e ações comerciais atraentes devem ser aplicadas ao longo de todo ano, e não somente em datas comemorativas.

Afinal, boas oportunidades podem aparecer quando você nem espera!

E com o suporte do sistema de reservas para passeios Tourbinou, a sua loja virtual estará pronta para proporcionar a melhor experiência em tecnologia e marketing para os seus clientes ao comprar seus passeios. 

Para saber mais sobre o Tourbinou, entre em contato agora através deste link. Estamos te esperando!

Voltar