Como montar uma empresa de receptivos turísticos? Aprenda agora! Por Cecília Bezerra em 10 de outubro de 2022

na imagem, vemos um homem de braços cruzados em frente a uma van no estacionamento de uma empresa de receptivos turísticos

As empresas de receptivos turísticos operam com o foco de recepcionar bem os turistas, oferecendo a melhor experiência para quem chega ao destino desejado.

Se você é empresário do ramo do turismo em uma cidade que recebe visitantes em larga escala, considere investir nesse modelo de negócio, pois há uma grande possibilidade de lhe trazer um ótimo retorno financeiro. 

Este é o seu caso? Então não deixe de conferir este artigo onde vamos apresentar para você como funciona uma empresa de receptivos turísticos e o que você precisa saber para abrir a sua. Confira!

Quais são as principais operações de uma empresa de receptivo turístico?

De forma geral, o turismo receptivo é a modalidade do turismo que busca oferecer suporte adequado ao turista durante seus deslocamentos na cidade em que está visitando.

Os profissionais da área também poderão trabalhar oferecendo os melhores locais de hospedagem de acordo com o gosto e bolso do turista, indicação de passeios, restaurantes e lugares para conhecer, e outros assuntos que podem interessá-lo.

As principais atividades atribuídas ao turismo receptivo são o transporte de turistas do aeroporto até o hotel ou pousada em que está hospedado, translado para visitação a pontos turísticos e deslocamento para eventos específicos que vão acontecer na região, como viagem de negócios e festivais de música.

Saiba mais: Tudo sobre o TripAdvisor

O que é preciso saber para abrir uma empresa de receptivos turísticos?

Para quem está pensando em abrir um negócio de receptivos turísticos, é importante fazer uma análise minuciosa sobre o local onde irá atuar para entender se será ou não um negócio vantajoso. 

Primeiramente, o empreendedor que tem o interesse em abrir uma loja de receptivos turísticos precisa ter conhecimento aprofundado do local em que a empresa será sediada e de toda a região para definir quais rotas seguir, quais locais são interessantes para realizar o translado dos turistas e se o local oferece boas condições para a operação dos veículos.

Confira abaixo outras perguntas que você precisa fazer e que poderão te ajudar no processo:

  • A cidade em que você deseja abrir uma empresa de receptivos oferece bons atrativos aos turistas? (recursos naturais, pontos turísticos relevantes, história, promoção turística, entre outros)
  • O local oferece condições favoráveis de vida para seus habitantes?
  • Tem bom posicionamento geográfico?
  • O local oferece centro de negócios adequado? 
  • A região conta com boa estrutura de hospedagem?

Existem três fatores essenciais para que uma empresa de receptivos turísticos realize suas operações de forma satisfatória tanto para o mercado de turismo como para os clientes que irão contratá-la. São eles:

Comunicação

O domínio de mais de um idioma é fundamental para os profissionais do turismo, e para empresas de receptivos turísticos, torna-se ainda mais essencial. 

Além da boa receptividade, os turistas estrangeiros poderão interagir com o motorista e/ou guia para saber mais sobre o lugar em que está visitando, tirar dúvidas e pedir informações. Dessa forma, o turista vai se sentir bem acolhido e seguro durante a viagem. 

Portanto, investir na aprendizagem de um novo idioma é dever obrigatório para que a empresa se destaque no mercado e conquiste mais clientes.

Veja também: Por que o turismo receptivo deve investir em loja virtual multilíngue

Cordialidade

Ser prestativo, bom humor, simpatia e paciência: essas são algumas características que os motoristas e guias devem trabalhar diariamente para garantir uma boa impressão dos turistas durante o transporte.

Conforto 

Invista em uma frota de veículos que ofereçam o conforto ideal para tornar a viagem do turista agradável. A estrutura do veículo também deve ser pensada para melhor atender a pessoas com deficiência ou que possuam mobilidade reduzida.

Principais vantagens para os turistas ao contratarem uma empresa de receptivos turísticos:

  • O translado do turista do aeroporto até o hotel é feito com maior segurança, reduzindo o tempo de espera que ele teria caso dependesse de táxis ou motoristas de aplicativo para realizar seu deslocamento em uma cidade que não conhece.
  • O turista pode pedir indicação de locais para compras, restaurantes e outros passeios alternativos que possam interessá-lo para os próprios guias de turismo, que devem ter total conhecimento sobre a cidade para ajudar o turista da melhor forma
  • O roteiro de visitação do turista é planejado com horário definido em cada parada, otimizando seu tempo para conhecer cada lugar e conseguir aproveitar os momentos da melhor forma 

Para lojas de receptivos turísticos, um sistema de automação para auxiliar na organização das reservas da sua loja de receptivos turísticos e na divulgação dos demais serviços oferecidos, é a solução mais adequada.

Como o Tourbinou pode ajudar a impulsionar a sua empresa de receptivos turísticos?

O Tourbinou é um sistema de reservas exclusivo para empresas do segmento de turismo de lazer,como passeios, atrativos turísticos, excursões e transfers, portanto, é indicada para empresas de receptivo turístico.

Veja abaixo os principais benefícios que você terá ao investir no Turbinou:

  • Gestão mais eficiente e transparente 
  • Melhor controle das disponibilidades e reservas
  • Automatização de operações
  • Compra e venda de fotos turísticas profissionais através do recurso Tourbinou Momentos 
  • Expansão dos seus canais de vendas (venda direta e/ou venda por parceiros comerciais)
  • Integração com os principais meios de pagamento do mercado fornecendo a flexibilidade do cliente pagar com cartão de crédito ou Pix
  • Loja integrada com as principais ferramentas de marketing para alcançar seu público na internet, como Facebook Ads e Google Analytics

Com o Tourbinou, você pode hospedar a sua loja de receptivos no meio online e organizar todos os serviços que você oferece, como translado e city tour, de forma simples e com design intuitivo para facilitar a jornada de compra do cliente e, de quebra, te ajudar a melhor gerenciar as suas reservas.

Agora que você já entendeu sobre o que é necessário para abrir uma empresa de receptivos turísticos, hora de pôr a mão na massa! Pesquise sobre o local onde pretende abrir sua loja de receptivos, contrate e treine sua equipe de ponta para oferecer o melhor atendimento ao turista e conte com o suporte do Tourbinou para agilizar suas reservas online.

Quer saber mais sobre o Tourbinou e entender na prática como os recursos funcionam? Entre em contato agora pelo nosso email contato@turbinou.com ou telefone (84) 98818 7467 e agende uma demonstração do nosso sistema sem compromisso. 

Estamos te esperando!

Voltar