Como o Tourbinou Momentos ajudou a Maracajaú Imagens a transformar sua experiência de compra e venda online de fotografia turística Por Cecília Bezerra em 23 de janeiro de 2023

A ferramenta Tourbinou Momentos lançada em 2022 dentro do sistema Tourbinou surgiu como alternativa para descentralizar e automatizar todo o processo que envolve a publicação e venda de fotografia turística profissional para empresas com foco no turismo de lazer. Saiba como este recurso vem sendo utilizado pela Maracajaú Imagens e como a empresa conquistou bons resultados em 2022. 

A arte da fotografia é um elemento essencial para o mercado turístico.

Empresários do ramo sabem melhor do que ninguém como boas imagens ajudam a vender mais qualquer destino de qualquer lugar do mundo.

Já para os viajantes, registrar seus momentos de lazer é quase que obrigatório, seja com o próprio celular ou por meio de um fotógrafo profissional disponibilizado pela própria empresa da agência que contratou.

Nesse contexto, a fotografia turística agrega maior valor ao produto vendido e influencia diretamente no poder de decisão de compra daquele viajante que está procurando quais passeios fazer no destino desejado. 

Para empresas especializadas na venda de pacotes de passeios e atividades de lazer, oferecer a fotografia profissional como item adicional ao pacote de passeios é visto como diferencial e tanto, impulsionando seu nome em um mercado tão competitivo.

Lugares paradisíacos como o litoral nordestino são propícios para os empresários e fotógrafos que desejam investir e se profissionalizar no serviço e conquistar um bom faturamento mesmo na baixa temporada, como é o caso da Maracajaú Imagens.

A Maracajaú Imagens é uma empresa potiguar sediada no município de Maxaranguape, Rio Grande do Norte, especializada na cobertura fotográfica de atrativos turísticos diversos, tendo como principal foco a captação de imagens subaquáticas (atividades de mergulho).

Imagem área da Praia de Maracajaú, litoral norte do RN.
Imagem área da praia de Maracajaú, Rio Grande do Norte.

O serviço, que já tinha uma oferta considerável na região, operava de forma inteiramente manual e exaustiva, segundo a empresária e proprietária da Maracajaú Imagens, Sandra Magalhães.

De acordo com Sandra, a equipe da empresa abordava o turista para apresentar o serviço de compra de imagens e como eram realizadas as fotos, feitas no momento da atividade, além da forma de pagamento e acesso destas imagens, disponibilizadas no próprio site da Maracajaú Imagens.

Como era feito o processo de publicação e compra de fotos da Maracajaú Imagens?

Concluído o passeio do cliente onde o serviço de fotografia turística profissional foi contratado, a Maracajaú Imagens utilizava o processo abaixo para hospedagem e venda das fotos dos turistas: 

  • Realização do download das fotos na ilha de edição
  • Inserção de marca d ‘água em cada imagem utilizando algum editor de imagens
  • Redução na qualidade dos arquivos
  • Publicação das fotos no servidor online contratado para armazenamento de arquivos (Google Drive ou Dropbox) divididas por álbum com o nome do cliente
  • O link com o álbum de fotos era, então, enviado para o WhatsApp do cliente onde ele poderia fazer a escolha das imagens de que mais gostou.

Depois de selecionadas as imagens, a equipe da Maracajaú Imagens fazia o trabalho de identificação de cada foto no servidor interno, que, dependendo do passeio e demanda de clientes, poderia levar muito tempo até ser totalmente concluída, prejudicando diretamente a produtividade dos profissionais da empresa em outras atividades.

Com as fotos devidamente identificadas, o próximo passo era aguardar o cliente realizar o pagamento para então seguir com a publicação das imagens em alta qualidade no servidor online.

Em seguida, era enviado para o cliente um link do álbum hospedado no servidor para ele fazer o download das imagens oficiais, sem a marca d’água. 

Além deste processo manual de compra de fotos com o cliente, a Maracajaú Imagens ainda precisava gerenciar as comissões dos guias de turismo da região que indicavam os serviços de fotografia turística da empresa para os turistas. 

Neste caso, o gerenciamento dos pagamentos era calculado de acordo com o número de fotos vendidas registrados em uma planilha, trabalho realizado pela própria Sandra, consumindo muito de seu tempo. 

Como a Maracajaú Imagens chegou ao Tourbinou

A necessidade de uma solução ágil e que facilitasse o processo de vendas online foi o que motivou a Maracajaú Imagens a investir no sistema para reservas voltado para empresas do turismo de lazer Tourbinou.

Além da criação e hospedagem da loja virtual dentro do sistema, o Tourbinou conta com várias ferramentas exclusivas para o gerenciamento de compra e venda online para receptivos, atividades de lazer, excursões e passeios em geral

Em meio a tantas vantagens obtidas pela empresa graças ao Turbinou, está o Turbinou Momentos, ferramenta exclusiva do sistema para compra e venda de fotos.

Tourbinou Momentos: a solução ideal para compra e venda de fotografia turística profissional

O recurso Tourbinou Momentos contribuiu positivamente para a otimização do processo de vendas de imagens antes feito pela Maracajaú Imagens.

A ferramenta conta com uma área de acesso exclusiva com link de acesso personalizado para o cliente final onde ele pode visualizar, escolher e comprar suas fotos mais rapidamente graças à integração com métodos de checkout transparente.

imagem figurativa do ambiente virtual para compra e venda de fotografia turística profissional da Maracajaú Imagens.
Imagem figurativa da loja virtual da Maracajaú Imagens após implantação do sistema Tourbinou

Feito isso, basta o cliente realizar o download das suas imagens sem marca d’água e em alta resolução no seu dispositivo eletrônico. 

O Tourbinou Momentos dispõe de uma área de acesso com níveis diferentes de permissões utilizada pela equipe de fotógrafos e equipe administrativa da empresa. Os fotógrafos tem total autonomia para fazer o upload das imagens já separadas por cliente e relacionadas ao guia turístico específico. 

Outro fator de destaque no Tourbinou Momentos está no controle de gerenciamento dos perfis dos fotógrafos, relatórios, comissões, histórico financeiro e demais informações internas, feitas inteiramente pela equipe administrativa da empresa. 

Por fim, o sistema Tourbinou também dispõe de uma área exclusiva para parceiros (guias de turismo) e todo o detalhamento das comissões geradas a partir das imagens compradas pelos clientes/turistas que foram encaminhados à empresa a partir de suas indicações. 

Da implantação ao sucesso da estratégia de vendas de fotografia turística: quais foram os resultados alcançados pela Maracajaú Imagens?

Após a criação e hospedagem da loja virtual da Maracajaú no sistema Tourbinou, Sandra destaca que sua jornada de trabalho diário sofreu redução de 90% “Para mim, essa redução gerou muito mais qualidade de vida, pois não preciso mais trabalhar durante a noite”.

Além da otimização de tarefas, a loja virtual da Maracajaú Imagens ganhou tom mais profissional e organizado, transmitindo maior segurança para o cliente. 

Outro fator de destaque foi a melhoria da experiência de compra online das fotos, agora mais rápida e prática, bem como o acesso às imagens pelo cliente. O Tourbinou facilitou a construção de uma comunicação mais transparente com os parceiros e filiados da Maracajaú Imagens.

Como o Tourbinou tem contribuído para o crescimento do turismo de lazer no país

O Tourbinou é uma empresa de tecnologia com foco no desenvolvimento de soluções úteis para o segmento do turismo de lazer, com ênfase nas empresas de passeios, receptivos e atrativos turísticos. 

Ao chegar até o Tourbinou, nossa equipe vai avaliar a necessidade do empreendedor/lojista no momento e, assim, apresentá-lo todas as informações necessárias sobre como o sistema pode ajudá-lo a otimizar a sua estratégia comercial e de marketing pensada para o seu negócio.

O Tourbinou está constantemente desenvolvendo novos recursos para ajudar cada vez mais as empresas de passeios e receptivos de todo o Brasil a conquistarem bons resultados em qualquer época do ano e, consequentemente, garantir a satisfação dos turistas. 

Para conhecer mais sobre o Tourbinou e entender como a solução pode ajudar na estratégia de vendas de fotografia turística e passeios da sua loja, entre em contato com a nossa equipe e receba atendimento personalizado de acordo com sua necessidade. 

Voltar