Carnaval 2023 e Turismo: como estão as expectativas do setor? Por Cecília Bezerra em 8 de fevereiro de 2023

Confira como estão os preparativos do setor turístico para o Carnaval 2023.

O Carnaval é uma das datas mais tradicionais do calendário brasileiro e uma das mais aguardadas do ano tanto pelos foliões como pelo comércio, sobretudo o mercado do Turismo.

Após dois anos sem a folia de Momo, o Carnaval 2023 chega cheio de expectativa e vem alterando a rotina de diversos profissionais do setor turístico que se preparam para receber a alta demanda de turistas nessa época do ano.

Mas, o que, de fato, o setor do Turismo pode esperar do Carnaval 2023? e como os empresários podem explorar a data para faturar mais? 

Para entender mais sobre o assunto, continue com a leitura!  

O que esperar do Carnaval 2023?

Este vai ser o primeiro Carnaval oficial no Brasil após dois anos de restrições sanitárias causadas pela pandemia do COVID-19.

Turistas do Brasil e do mundo estão ansiosos para curtir ao máximo os quatro dias de folia, seja nos bloquinhos ou apenas desfrutando de novas paisagens e experiências turísticas interessantes.

Segundo informações da Divisão de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Carnaval 2023 deve movimentar cerca de 8,3 bilhões de reais somente no setor do Turismo.

Dados mais do que animadores, concorda?

Não à toa que toda a cadeia turística (hotéis, pousadas, empresas de receptivos, bares e restaurantes e comércio local) está confiante em obter um faturamento expressivo no Carnaval de 2023 para, finalmente, respirar aliviado depois de um período tão difícil para a humanidade.

Portanto, o Carnaval deste ano promete ser histórico para o comércio brasileiro, afinal, boas oportunidades de negócio é o que não vai faltar. 

Como preparar sua empresa de passeios e receptivos para o Carnaval 2023?

Apesar do Carnaval ser sinônimo de muita animação e folia sem hora para acabar, muitas pessoas aproveitam o período para descansar, trabalhar ou viajar para conhecer novos destinos.

Essa parcela de turistas que não curtem tanto o clima de festa é bastante significativa para os setores de serviços e comércio, portanto, é o momento perfeito para as empresas de passeios e atrativos turísticos investirem pesado em promoções atraentes que possam atrair esses turistas a adquirir seus pacotes de atividades de lazer e, de quebra, aumentar seu faturamento.

Vale lembrar que o Carnaval 2023 acontece em fevereiro, ou seja, em plena alta temporada, período considerado intenso e próspero para o setor do Turismo.

O clima de verão é convidativo para os turistas curtirem um bom passeio de barco, fazer atividades diferenciadas como o mergulho, ou quem sabe um city tour pela região. 

Se você é empresário do ramo e está animado com o Carnaval 2023, confira abaixo algumas dicas do Turbinou para você aplicar na sua loja de passeios e receptivos turísticos e começar o ano com faturamento no verde! 

5 formas de turbinar sua loja de passeios e receptivos para o Carnaval 2023

Planeje suas vendas 

Independente do nicho ou período, qualquer empresa deve fazer um planejamento estratégico e comercial consistente para que suas expectativas sejam atendidas.

Se você possui uma empresa especializada na venda de passeios e receptivos turísticos, não deixe de conferir a disponibilidade do estoque nas datas correspondentes ao feriado de Carnaval com antecedência para evitar o overbooking.

Além disso, considere novos horários de funcionamento, incluindo abrir mais reservas nos passeios da loja para conseguir comportar a alta demanda de turistas.

Invista em parcerias comerciais

O Carnaval é uma data importante para toda a cadeia de comércio e turismo, logo, você pode atrair uma boa clientela por meio de parceiros comerciais do setor, como pousadas, hotéis, portais de divulgação e guias de turismo locais, que podem indicar a sua empresa de passeios e receptivos para os turistas que frequentam estes lugares.

Faça contratações temporárias

Alta temporada e Carnaval 2023 são sinônimos de trabalho dobrado para empresas de Turismo. 

Para que as operações sigam sem maiores dificuldades em um período tão intenso, é válido investir na contratação de profissionais temporários para os setores da empresa que exigem maior necessidade no momento, como a parte administrativa e atendimento ao cliente, além de profissionais capacitados para receber os turistas nos passeios.

Coloque preços diferenciados no período do Carnaval 

As vendas sazonais ou por período são uma ótima maneira de oferecer o seu serviço em datas comemorativas com preço competitivo e, assim, se destacar no mercado, como por exemplo, o feriado de Carnaval. 

Como já mencionamos anteriormente, o Carnaval é um período de boas oportunidades de negócios para o Turismo, logo, essa estratégia de vendas facilita bastante o planejamento de ações comerciais pensadas especialmente para a data. 

Personalize sua loja virtual com temática carnavalesca

Uma das formas de atrair a atenção dos clientes e turistas para a sua loja é a personalização de acordo com a temática, neste caso, o Carnaval. Enfeite a vitrine do seu site com elementos que remetam a data, como máscaras, confetes e muitas cores. 

Você também pode adicionar banners e pop-ups com algum tipo de promoção exclusiva ou cupom de desconto ou ainda uma aba especial no site com conteúdos que podem enriquecer ainda mais a experiência do turista durante a viagem, como por exemplo, dicas de passeios para fazer, blocos de Carnaval, entre outros. 

Conte com a tecnologia do Tourbinou para destacar o seu site de vendas de passeios no Carnaval 2023!

O Carnaval 2023 já está a todo vapor! Exercite sua criatividade para desenvolver as melhores ações comerciais em clima de folia e obtenha resultados satisfatórios para o seu negócio.

Para que a sua loja de passeios e receptivos conquiste boas vendas neste período, o sistema Tourbinou reúne o que há de melhor em tecnologia e marketing para impulsionar as suas vendas online.

Quer conhecer mais sobre os outros recursos do sistema?

Confira lá no blog este conteúdo especial sobre as 10 principais ferramentas do Tourbinou para você conhecer e que vão transformar seu site de vendas de passeios e receptivos.

Voltar