O que é Google Analytics: saiba como utilizá-lo no seu site de vendas de passeios Por Cecília Bezerra em 9 de maio de 2023

o que é google analytics? saiba mais sobre o tema.

É muito provável que você já tenha o Google Analytics instalado na sua página, no entanto, muitos ainda desconhecem o potencial gigante que a ferramenta desenvolvida pelo Google pode trazer para os negócios.

Se você ainda não entende sobre o que é Google Analytics, preparamos este conteúdo especial para tirar as dúvidas mais comuns dos usuários e proprietários de páginas na web, principalmente quem está iniciando na análise de dados e no marketing digital. 

Você vai entender os principais conceitos e métodos de uso da ferramenta para você aplicar e ajudar no crescimento da sua página, as melhores práticas.

Fique por dentro de tudo sobre o Google Analytics agora! 

O que é Google Analytics?

É uma ferramenta utilizada para monitoramento e análise de dados de qualquer site, aplicativo ou loja virtual hospedada na internet. 

De fácil configuração e com possibilidade de integração com outras ferramentas do Google, como Google Ads e Google Search Console, o GA permite que o seu site tenha maiores chances de conquistar um bom alcance no buscador mais famoso do mundo e ser encontrado mais rapidamente pelos usuários.

Para que serve o Google Analytics?

Uma das principais dúvidas sobre o que é Google Analytics é quanto aos recursos disponíveis na ferramenta e como são aplicados, pois a variedade é imensa.

Ter acesso a estes dados é essencial para entender se as estratégias de marketing, comunicação e de vendas da empresa estão trazendo o resultado esperado, bem como avaliar quais precisam ser ajustadas para atrair mais visitantes e, consequentemente, mais vendas. 

Alguns dados obtidos pelo Google Analytics são:

  • Saber a origem das visitas na página (dispositivo utilizado)
  • Perfil de visitante (interesses, gênero, dados geográficos, etc)
  • Quais canais e palavras-chaves que mais convertem 
  • Quais conteúdos possuem melhor desempenho
  • Comparativo de mercado
  • Velocidade de carregamento da página

Como está organizado o painel do Google Analytics?

Página Inicial 

Ao abrir o Google Analytics, você vai encontrar a imagem abaixo: 

Os dados exibidos na tela são referentes a quantidade de acessos em cada página do site/blog/e-commerce monitorada, taxa de conversão, quantidade de sessões iniciadas nos últimos sete dias e o lucro obtido.

Ainda neste painel, são mostradas o número de visitantes na página em tempo real e informações importantes quanto ao desempenho das páginas em monitoramento.

Administrador 

A aba Administrador mostra todas as páginas que estão sendo monitoradas pela conta.

Aqui, o usuário vai visualizar as informações quanto a conta, propriedade e visita e fazer os ajustes necessários, como vinculação do Adsense, gerenciamento de usuários, metas e definição de públicos.

Relatórios

Nesta sessão, você terá acesso a relatórios customizados de cada página monitorada com dados sobre o público-alvo, fontes de tráfego, conversões, quantidade de visitantes na página em tempo real e comportamento do usuário.

Quais são as métricas do Google Analytics?

Antes de tudo, você não precisa necessariamente fazer a análise de todos os dados disponíveis no Google Analytics. 

Tenha em mente quais são os objetivos pretendidos pelo seu negócio e faça o acompanhamento frequente somente daquelas que fazem mais sentido para a estratégia utilizada no momento.

Confira agora as métricas mais importantes do Google Analytics são:

  • Sessões: período de tempo em que o usuário está ativo na sua página.
  • Usuários: quantidade de visitantes que acessaram o site em período personalizado
  • Novos usuários: número de pessoas que estão visitando a página pela primeira vez
  • Número de sessões por usuário: quantidade de novas sessões abertas pelo mesmo usuário
  • Taxa de rejeição: porcentagem de sessões de uma única página. Indica que o visitante não executou nenhuma ação, como por exemplo clicar em algum link.
  • Visualizações de página: número total de páginas visualizadas. Caso o valor obtido seja alto, indica que as pessoas passaram mais tempo engajado com o conteúdo.
  • Duração média da sessão: tempo médio de permanência na página. Essa métrica vai ajudar a entender se o conteúdo oferecido tem obtido relevância na web e entre os usuários.

Para ter acesso às métricas acima, no painel do GA, clique em Publico-alvo > Visão Geral. 

É preciso pagar para utilizar o GA?

O Google Analytics é um serviço totalmente gratuito e que, como vimos, traz recursos interessantes que já facilitam e muito o trabalho dos profissionais responsáveis pelo monitoramento de páginas na web. 

Para as empresas de grande e maior porte que geram maior quantidade de dados e sentem a necessidade de relatórios mais detalhados, o Google dispõe de uma versão paga do GA, o Google Analytics 360. 

O Google Analytics 360 oferece personalização avançada, ferramentas escalonáveis e suporte de nível empresarial.

Agora que você já entendeu o que é Google Analytics e suas principais ferramentas, veja abaixo como fazer a instalação correta do GA na sua página.

Como instalar o Google Analytics?

  1. Crie uma conta do Google Analytics utilizando sua conta do Gmail.
  1. Clique em “Faça login no Google Analytics”
  1. Após feito o login, uma tela será exibida com todos os passos para a configuração completa do Google Analytics. Depois de ler cada um com atenção, clique em “Inscrever-se”
  1. Em seguida, insira todas as informações sobre a empresa/página. Feito isso, leia e aceite os termos de serviços do Google Analytics. 
  1. Sua conta no GA já foi criada! Agora, o próximo passo é clicar em “Obter ID de acompanhamento”, código que vai coletar e armazenar os dados do seu site. Esse código deve ser colado em todas as páginas que se deseja monitorar. Existem três maneiras de fazer a instalação do ID, são elas:
  • Manual (exige maior conhecimento em programação)
  • De forma automática por meio do plugin da plataforma WordPress
  • Pelo Google Tag Manager
E vem novidade por aí!

A partir de 1° de julho de 2023, o Google Analytics 4 será a ferramenta padrão para mensuração de dados online do Google para todos os usuários

A nova versão do GA tem como diferencial a tecnologia Machine Learning para realizar a coleta e análise de dados, meio por onde a ferramenta vai identificar com maior precisão o comportamento dos usuários de acordo com sua interação em cada plataforma (web e aplicativos).

Portanto, para não perder as configurações e relatórios da sua página, recomendamos que você faça a migração para o Google Analytics 4 o quanto antes, ok?

Qual a importância da ferramenta para o seu negócio?

O Google Analytics é aliado essencial para o Marketing Digital, pois as empresas precisam saber como construir suas estratégias de comunicação de maneira cada vez mais assertiva a partir do comportamento do visitante do site, e-commerce ou aplicativo.

Além disso, os dados fornecidos pela ferramenta permitem identificar com maior precisão quais são os erros que estão prejudicando a interação com o usuário/persona e, a partir delas, criar novas oportunidades de entregar ações mais atrativas para o público que a empresa deseja atingir.

Após a leitura sobre o que é o Google Analytics, esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto para te ajudar nos próximos passos da sua estratégia de marketing. 

Se gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar o blog do Tourbinou para ficar por dentro de mais assuntos sobre empreendedorismo, marketing digital e como vender mais na internet.

Até a próxima!

Voltar