Feriados 2023: ano de boas oportunidades de negócios para o mercado do Turismo Por Cecília Bezerra em 20 de fevereiro de 2023

Como o setor do Turismo pode explorar os Feriados 2023 para atrair boas vendas

Para a grande maioria dos brasileiros, os feriados são vistos como sinônimo de período ideal para descansar e passear com a família, e para quem costuma aproveitar os dias de folga extra para viajar, 2023 vai ser um ano excelente para isso pois teremos muitos feriados – e feriadões – para aproveitar.

O setor de Turismo se prepara para receber a alta demanda de turistas/clientes nessas datas pois, além da retomada oficial de viagens pelo Brasil, os feriados são uma ótima oportunidade para os empresários de turismo apostarem sem medo na ampliação de ofertas de seus produtos e serviços.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como você, lojista que tem um e-commerce e é proprietário de negócios turísticos, explorarem os feriados para desenvolverem suas próximas estratégias comerciais. 

Além disso, neste texto você também vai entender como está a expectativa do setor para os feriados de 2023 e conferir o calendário brasileiro dos feriados com as datas separadas por semestre para você se programar. Boa leitura!

Calendário brasileiro dos feriados 2023

Feriados do 1° semestre de 2023

  • 20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)
  • 21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)
  • 22 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
  • 07 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa – Paixão de Cristo (feriado nacional)
  • 09 de abril (domingo): Páscoa (feriado nacional)
  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes (feriado nacional)
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho/Trabalhador (feriado nacional)
  • 08 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)

Feriados no 2° semestre de 2023

  • 7 de setembro –  Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 12 de outubro – Nossa Srª Aparecida – Dia das Crianças (feriado nacional)
  • 2 de novembro – Dia de Finados (feriado nacional)
  • 15 de novembro – Proclamação da República (feriado nacional)
  • 24 de dezembro – Véspera de Natal 
  • 25 de dezembro –  Natal  (feriado nacional)
  • 31 de dezembro – Réveillon 

Os feriados de Tiradentes, Dia do Trabalho, Dia da Independência, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia de Finados e o Natal serão prolongados, ou seja, maior possibilidade de “esticar” com o final de semana, o que ajuda a ampliar as ofertas e pacotes promocionais para cada data, visando viagens de curta duração, a principal aposta do setor para este ano de retomada.

Quais são as expectativas do setor turístico para os feriados prolongados de 2023?

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CMN), é esperado que o grande número de feriados movimente e gere receita de até R$ 74,3 bilhões para o setor

Após dois anos sem poder viajar devido às restrições sanitárias, 2023 é o ano oficial da retomada das viagens nacionais e internacionais.

Como você deve ter percebido, 2023 será um ano de feriados prolongados, o que é extremamente positivo para o setor turístico brasileiro pois é a oportunidade ideal para a realização de viagens curtas com duração de três a quatro dias ou até mais dependendo da política de funcionamento das empresas durante os feriados.

Para os brasileiros que já estão planejando as próximas viagens para os feriados 2023, as viagens mais curtas (viagens feitas para cidades ou destinos existentes no próprio estado ou para estados vizinhos que possuem ampla oferta de atrações turísticas e de lazer) são uma opção interessante do ponto de vista econômico, pois não haverá gastos com passagens aéreas ou a preocupação em pagar reservas antecipada em hotéis e pousadas. 

Além disso, os estados e municípios brasileiros devem aproveitar o bom ano para o setor turístico local para criarem ações que estimulem a população a viajar mais nessas datas

Os empresários do ramo também devem estar atentos quanto ao número de visitantes para cada lugar e atender suas expectativas durante sua estadia.

Para isso, é importante desenvolver um planejamento anual efetivo visando a alta demanda esperada durante os feriados. Veja no próximo tópico como fazer isso: 

Como os empresários de turismo podem explorar os feriados no seu negócio 

Uma maneira interessante de utilizar o feriado como estratégia de vendas é incluí-lo como elemento principal na mensagem a ser comunicada nas ações de marketing pensadas para a data.

Com a proximidade do feriado em questão, você pode preparar suas redes sociais para gerar expectativa nos clientes/seguidores ao postar conteúdos que façam referência a data. 

Quer um exemplo? No Dia das Crianças, você pode montar dicas de programação local onde os pais podem levar os filhos com tranquilidade para aproveitar o feriado e divulgá-los nos perfis da loja.

Tanto para o site de vendas, e-commerce ou loja física, cabe personalizar sua comunicação e divulgação visual com frases de efeito, imagens e elementos visuais correspondentes ao feriado para causar emoção e atenção do cliente em querer saber mais da promoção ali divulgada. 

A maneira mais simples de fazer isso é por meios dos CTA’s (Call to Action), frases atrativas com o intuito de realmente “fisgar” a atenção do cliente enquanto navega pelo site da loja de passeios e receptivos.

Os CTA’s podem ser introduzidos em botões, links, landing pages e banners e em outros locais estratégicos do seu e-commerce

Outro exemplo de usar os CTA’s é nos anúncios pagos. O Instagram, o Facebook e o Google oferecem a ferramenta para criação e veiculação de mídia paga na própria plataforma e com recursos que facilitam sua segmentação (gênero, região onde mora, entre outros) para que a sua mensagem possa impactar mais pessoas fora da sua rede e, quem sabe, se tornar clientes em potencial.

Por fim, invista na preparação adequada para seu time responsável pelo atendimento do site de vendas para receber a alta demanda esperada nessas datas.

Anotou os feriados de 2023 no seu calendário?

Com certeza esse conteúdo vai facilitar bastante o momento de planejar cada ação com antecedência e não se esquecer de nada importante, não é mesmo? 

Se você gostou deste conteúdo não deixe de acompanhar o blog oficial do Tourbinou para ficar por dentro de mais novidades e informações úteis sobre o mercado de turismo de lazer. Até a próxima!

Voltar